Em mais um movimento na corrida das IAs, o Google acaba de lançar em português a “Experiência de Pesquisa Generativa” (SGE, em inglês). A partir de hoje (08), os usuários brasileiros terão suas buscas transformadas por uma inteligência artificial (IA) de ponta, capaz de tornar a navegação mais intuitiva e eficaz. A função está acessível através do “Search Labs” (ative aqui), uma plataforma inovadora que convida os usuários a testarem e influenciarem o futuro das tecnologias de busca.
Segundo o Google, a nova função é como ter um assistente de pesquisa pessoal, capaz de desvendar as camadas da web com mais facilidade. A nova experiência não é apenas uma ferramenta de busca, mas um portal para o conhecimento e que deve mudar a forma como buscamos na web, incluindo:
- Resumos gerados por IA para, rapidamente, ter uma visão geral sobre o tópico pesquisado;
- Modo conversacional para explorar informações durante uma pesquisa, sendo possível obter uma resposta instantânea gerada por IA, com links para diversas fontes na web;
- Resultados confiáveis, com respostas projetadas para destacar as fontes das informações e que podem ser demonstradas facilmente por meio de uma variedade de links e resultados.
Um dos exemplos utilizados pela plataforma, uma busca de “Como ingressar em um time de futebol feminino?” ilustra como a SGE pode simplificar a pesquisa. Em vez de se perder em um mar de informações, o usuário recebe uma resposta estruturada e direcionada, acompanhada de sugestões para aprofundar a busca. Esta abordagem não apenas economiza tempo, mas também enriquece a experiência de pesquisa com uma variedade de perspectivas e dados.
A seguir, o usuário é guiado por sugestões de próximas etapas, que levam a um diálogo interativo com o Google, aprofundando ainda mais o entendimento sobre o assunto em questão.
“Ao trazer IA generativa para o nosso sistema de busca, fizemos um grande esforço para desenvolver uma experiência responsável e cuidadosa”, afirma Bruno Pôssas, Vice-presidente de Engenharia para a Busca do Google. “Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação”, completa.