WWDC 24: A chegada da inteligência artificial da Apple e outras novidades • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Apple

WWDC 24: A chegada da inteligência artificial da Apple e outras novidades

WWDC 24: A chegada da inteligência artificial da Apple e outras novidades

A Apple abriu mais uma conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 24, nesta segunda-feira (10) para apresentar as novidades do seu ecossistema (incluindo visionOS, iOS, Audio & Home, watchOS, iPadOS e macOS). Como já era esperado, a grande novidade ficou por conta do Apple Intelligence, a inteligência artificial da marca. Antes de falarmos sobre ela, vamos dar uma olhada no resumo das novidades.

Começando pelo visionOS, o sistema operacional do Vision Pro, as novidades foram tímidas — veja no tweet abaixo, apesar da Apple anunciar como uma grande atualização do sistema de realidade aumentada na WWDC 24. Talvez o grande destaque seja a chegada do produto em 9 novos mercados: China, Hong Kong, Japão e Singapura a partir do dia 13 de junho; e Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido no dia 28 de junho.

Novidades do iOS 18: Pix americano e redesign de UI

Já o iOS, sistema operacional dos iPhones, as novidades ficaram por conta do redesign do aplicativo Fotos, novas funções da Home, do Centro de Controle e a chegada do Tap to Cash, um sistema de pagamento wireless com gostinho de Pix.

Além disso, agora o iOS permite que aplicativos sejam ocultados e bloqueados por biometria — veja no tweet abaixo. Por fim, o iOS ganhou um aplicativo de gerenciamento de senhas, efeitos de texto no iMessage e agendamento de mensagens.

Novidades do watchOS 11: Foco em saúde

Dentro do watchOS, as novidades foram com foco em saúde. Como disse no tweet abaixo, a cada atualização o relógio inteligente da Apple tem se tornado um monitor de saúde cada vez mais potente. O watchOS 11 trouxe como novidades:

  • Aplicativo Vitais: Oferece métricas importantes de saúde, como frequência cardíaca e oxigênio no sangue, e conta com algoritmos para alertar sobre alterações repentinas ou importantes.
  • Carga de Treinamento: Novo recurso visa avaliar o impacto dos exercícios ao longo do tempo, ajudando na preparação para eventos esportivos ou apenas mostrando se você está abusando nos treinos.
  • Acompanhamento de Gravidez: Integrações específicas no aplicativo de Saúde e no rastreamento de ciclo para apoiar usuárias grávidas, além de monitoramento de sintomas e alertas personalizados.
  • Aplicativo Traduzir: Agora disponível no Apple Watch, oferece tradução em 20 idiomas diretamente no pulso.

Novidades no iPadOS 18: Finalmente uma calculadora!

A Apple finalmente trouxe uma calculadora para o iPad. Quase uma década e meia depois, o iPadOS recebe o aplicativo mais pedido pelos usuários. Mas, é claro, não foi só isso. Brincadeiras à parte pelo anseio da calculadora, o iPadOS recebeu atualizações significativas para quem utiliza a Apple Pencil.

O SmartScript permite que anotações feitas com a Apple Pencil sejam feitas de forma mais fluídas, flexíveis e fáceis de ler (aqui um destaque interessante, a Apple parece ter feito um trabalho curioso para suavizar as letras manuscritas; parece um trabalho semelhante ao que foi feito com os originais de Schulz, na collab com Snoopy  — leia mais no texto: “O processo de design thinking da collab Apple + Snoopy no watchOS 10”.

Novidades nos Macs: Sequoia, o novo sistema operacional

O novo sistema operacional do Macs é tudo o que já vimos nos outros sistemas, mas com um upgrade. O grande destaque está no espelhamento do iOS na tela do computador, sem que o iPhone esteja desbloqueado.

Outro destaque foi a chegada de mais títulos de jogos, entre eles “Assassin’s Creed Shadows”, previsto para novembro de 2024, reforçando que o macOS não é apenas uma plataforma para trabalho e educação, mas também para os gamers.

Audio & Home: Funções no AppleTV+ e AirPods inteligentes

O tvOS 18 recebeu algumas atualizações que faziam falta no ecossistema Apple das casas. O InSights, uma ferramenta que fornece informações em tempo real sobre atores, personagens e músicas de filmes e shows da Apple TV+ diretamente na tela parece ser algo dispensável, mas quem nunca se pegou tentando descobrir quem é aquele ator/atriz que está na tela ou a música daquele filme?

Além disso, outros pontos foram aprimorados, como:

  • Enhance Dialogue: Melhora a clareza vocal sobre música, ação e ruído de fundo, agora também em HomePods, alto-falantes conectados por HDMI, AirPods e outros dispositivos Bluetooth.
  • Legendas: Aparecem automaticamente nos momentos certos, especialmente quando o idioma do conteúdo não corresponde ao idioma do dispositivo.
  • Suporte 21:9 para projetores e novos protetores de tela animados, incluindo retratos e cenas de TV, filmes e animações com Snoopy e Woodstock.

Por fim, a inteligência da Apple!

Talvez o tópico mais esperado desta WWDC 24, a chegada da Apple Intelligence e as possíveis integrações com a OpenAI. Antes de, se quer anunciar o novo produto, a Apple entendeu as ansiedades do mercado (podemos dizer, da sociedade) e explicou a sua filosofia por trás da aplicação das IAs.

Para a empresa, uma IA precisa cumprir 5 pilares: Ser poderosa, intuitiva, integrada, pessoal e privado. Ou seja, precisa cumprir tarefas que exijam uma IA, precisa ser fácil e quase invisível, atender necessidades do usuário e ser baseada na privacidade do usuário.

Este último ponto, a Apple gastou um tempo explicando como não vai utilizar os conteúdos dos usuários, nem coletar informações pessoais, mesmo quando for necessário executar solicitações mais complexas. Segundo a empresa, “seus dados nunca serão armazenados”.

Mas, afinal, o que será possível fazer com esta nova IA, agora integrada nos produtos Apple? Como foi dito na proposta apresentada na WWDC 24, a ideia é que a ferramenta seja integrada ao dia a dia do usuário. Seja para ajudar a reescrever um e-mail ou selecionar ou criar um emoji customizado no Genmoji, a ideia é que a Apple Intelligence seja um conjunto de soluções.

O grande ponto é que a Apple Intelligence não vai substituir a Siri e nem será baseada no ChatGPT, da OpenAI (algo que alguns analistas do mercado estavam apostando, dado a proximidade das duas empresas). A jogada de mestre está nesta parceria inteligentíssima: a Siri vai poder acessar o ChatGPT e trabalhar em conjunto com a ferramenta da OpenAI. É quase uma terceirização das inteligências artificiais.

Leia também

Apple

Novo design, cancelamento ativo de ruído e funcionalidades de saúde auditiva marcam a nova geração dos fones da Apple.

Apple

Apple apresenta novo iPhone 16 e 16 Plus com botão de Controle de Câmera, inteligência artificial e chip A18.

Apple

Narrada pelo chef René Redzepi, co-proprietário do restaurante estrelado Noma, a série é um convite a uma jornada culinária profunda e fascinante.

Tecnologia

A tecnologia, treinada eticamente com conteúdo licenciado, revoluciona processos de criação em múltiplas indústrias.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.