A Logitech anunciou na terça-feira (24) o lançamento do stream deck MX Creative Console, uma nova categoria de produtos voltada para designers e criadores digitais, oferecendo acesso instantâneo a controles essenciais e alta capacidade de personalização. O objetivo é facilitar o fluxo de trabalho e automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais criativos se concentrem no que mais importa: Sua arte!
A nova plataforma surge em um momento de transformação da criatividade digital, que redefine a maneira como as pessoas criam e trabalham. Segundo Anatoliy Polyanker, gerente geral da Unidade de Negócios MX da Logitech, o MX Creative Console foi projetado para ajudar as pessoas a trabalhar de forma mais inteligente e rápida. Com este lançamento, juntamente com o recentemente anunciado MX Ink (veja mais abaixo), a Logitech busca democratizar a criação digital, abrangendo áreas como design, 3D, computação espacial e fluxos de trabalho habilitados por IA.
A parceria entre Logitech e Adobe promete uma integração profunda por meio de plugins específicos para os principais aplicativos da Adobe, como Photoshop, Lightroom Classic, Premiere Pro, After Effects, Audition e Illustrator. O MX Creative Console potencializa o uso de ferramentas com IA, como o Generative Fill no Photoshop e a edição baseada em texto no Premiere Pro. Para comemorar essa colaboração, aqueles que comprarem o MX Creative, receberão uma assinatura gratuita de três meses do Adobe Creative Cloud All Apps.
O MX Creative Console é projetado para ser versátil e atender às necessidades individuais dos usuários, sendo totalmente customizável. Equipado com um teclado de exibição dinâmica e teclas personalizáveis para ações rápidas, além de um dialpad que funciona como um controlador de navegação analógico inteligente, o console permite ajustes finos para qualquer tipo de fluxo de trabalho criativo. Através do software gratuito Logi Options+, o console oferece integração com apps no Windows e Mac, permitindo a personalização de controles, perfis e ícones disponíveis no Logi Marketplace. A Logitech promete expandir as funcionalidades do software com novos recursos e plugins no futuro.
O MX Creative Console estará disponível nas cores cinza claro e grafite. As pré-vendas já começaram nos EUA, e o produto será enviado a partir de 14 de outubro de 2024, com preço inicial de $199,99. No Brasil, a Logitech afirmou ainda não ter previsão de trazer o aparelho neste momento, mas estuda o mercado para o próximo ano.
MX Ink, a primeira caneta para a realidade aumentada
Outra novidade anunciada pela Logitech foi o lançamento do MX Ink, a primeira stylus projetada especificamente para Realidade Mista (MR), em parceria com o Meta Quest. Essa nova ferramenta promete transformar a forma como os usuários interagem com ambientes digitais e físicos, oferecendo precisão e fluidez em espaços 2D e ambientes imersivos 3D.
Com design que lembra uma caneta comum, o MX Ink permite que os usuários naveguem, anotem e criem com naturalidade em superfícies como papéis, mesas e quadros brancos, além de se integrar a cenários virtuais. Sua ponta sensível à pressão oferece uma sensação tátil semelhante a ferramentas físicas, enquanto explora as infinitas possibilidades do espaço criativo virtual, tornando-se um recurso essencial tanto para escrita, quanto para movimentos em jogos.
A stylus já é compatível com uma ampla gama de aplicativos voltados para criatividade e produtividade, além de setores como medicina, arquitetura e educação. A Logitech também está continuamente ampliando o suporte do MX Ink com novos aplicativos sendo adicionados regularmente.
“Com o lançamento do MX Ink, abrimos uma nova onda de criatividade e expressão, expandindo o ecossistema MX para criadores. Essa ferramenta oferece uma maneira totalmente nova de integrar-se às experiências de Realidade Mista, unindo o melhor dos instrumentos tradicionais com o mundo digital imersivo”, afirma Vadim Kogan, chefe de AR/VR na Logitech, que destacou o impacto da nova ferramenta para criadores avançados.
O MX Ink é o primeiro stylus de Realidade Mista suportado pelos headsets do Meta Quest. A conexão é feita pelo aplicativo do Meta Quest, e, uma vez pareado, os usuários podem alternar facilmente entre o uso dos controles do Meta Quest e o MX Ink, sem interromper o fluxo de trabalho. A ponta sensível à pressão do stylus funciona em uma variedade de superfícies físicas e, para otimizar a experiência, pode ser utilizado em conjunto com o MX Mat, um ambiente de escrita e desenho de baixa fricção.
O MX Ink, MX Ink + MX Inkwell Combo e o MX Mat, compatíveis com os novos Meta Quest 3S, Quest 3 e Quest 2, estão disponíveis globalmente a partir deste mês nos sites oficiais da Logitech, Meta, e na Amazon (EUA). Os preços sugeridos são de $129,99 para o MX Ink; $169,99 para o MX Ink + MX Inkwell Combo; e $49,99 para o MX Mat.