Sem categoria

Salão sobre estudos na França - Eco inovações e oportunidades

Ontem enquanto assistia aos telejornais, um detalhe me chamou muita atenção: a massiva presença da França em nossas terras. Não digo isso apenas por ter visto…

Compartilhe esse conteúdo:


frança_brasil_estudos

Ontem enquanto assistia aos telejornais, um detalhe me chamou muita atenção: a massiva presença da França em nossas terras. Não digo isso apenas por ter visto militares franceses desfilando ao lado de brasileiros em nosso 7 de Setembro, mostrando que as comemorações do Ano da França no Brasil está atingindo todas as áreas.

Confesso que demorei um pouco para escrever esse texto, afinal a cultura francesa possui uma forte ligação com nosso cotidiano e com o design. Seja em uma referência histórica como Le Corbusier ou apenas como a simples BIC que fica jogada em nossa mesa (para quem não sabe um pouco sobre a história da Bic, ela foi fundada por Marcel Bich, um ex-gerente de produção de uma fábrica de tintas, que comprou uma fábrica em Clichy para fazer peças para canetas-tinteiro e lapiseiras. Atualmente a BIC Cristal é uma peça permanente do acervo do MoMA, no Departamento de Arquitetura e Design).

Ok, que o design francês está presente no nosso dia-a-dia criativo é nítido, sem contar o movimentado e grandioso mercado da moda (essa parte deixarei para nossas especialistas que devem dar as caras em breve – ops! um spoiler), mas o que o Ano da França pode nos trazer de novidade além de exposições?

Nos próximos dias 02 e 04 de Outubro acontece em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte a Semana Franco-Brasileira de Ensino Superior. A programação, que terá como marco principal a cidade de São Paulo, trará representantes de universidades e empresas, francesas e brasileiras, para a discussão e apresentação de oportunidades sobre formação superior na França.

Uma ótima oportunidade para quem tem interesse em estudar na França, pois haverá stands das universidades francesas e empresas que negociam intercâmbio, entre muitas outras coisas relacionadas ao tema.

Para participar basta se inscrever gratuitamente no site do evento ou agendar encontros individuais com as instituições francesas.

Já para as empresas do ramo, indico que marquem presença na primeira mesa redonda (das 10:00 às 12:00, do dia 2) que abordará o tema “Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade e Agricultura, Eco-Indústrias e Eco-Inovação”, e trará como participantes membros de empresas como Peugeot e Natura, além de Philippe Degobert, Professor-Pesquisador da École National Supérieure d’Arts et Métiers e Mario Monzoni, coordenador do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação GV.



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: