Sem categoria
Chapada Diamantina – Uma aventura em solo nacional
Algumas vezes nosso corpo e nossa mente pedem socorro. Quando isso acontece é hora de dar um tempo, respirar um pouco de ar puro e ficar perto da natureza. Foi em uma…
Algumas vezes nosso corpo e nossa mente pedem socorro. Quando isso acontece é hora de dar um tempo, respirar um pouco de ar puro e ficar perto da natureza. Foi em uma…
Algumas vezes nosso corpo e nossa mente pedem socorro. Quando isso acontece é hora de dar um tempo, respirar um pouco de ar puro e ficar perto da natureza.
Foi em uma dessas situações que viajei com uma amiga para a Chapada Diamantina, na Bahia. Formada por 57 municípios, ficamos hospedadas em Lençóis (409km de Salvador), a principal cidade da Chapada, onde o grande guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, tem uma casa. Cidade agradável e povo hospedeiro.
A Chapada possui morros, cachoeiras, grutas, cavernas, rios, pinturas rupestres, entre outras paisagens de beleza infinita. Não há palavras para descrever a sensação de ver a vista do Morro do Pai Inácio ou a vista do alto da Cachoeira da Fumaça, a maior queda livre do Brasil, com 380 metros.
É possível fazer passeios de um dia ou trilhas de vários dias, como a de três para chegar na base da cachoeira de fumaça ou a de quatro dias no Vale do Paty.
As grutas têm todo seu charme. Na Lapa Doce é possível ver estalactites e estalagmites com diversas formas, como a famosa coruja. Na da Pratinha é possível fazer mergulho de flutuação e entrar em uma gruta totalmente escura ou nadar ao lado dos peixes.
A Chapada Diamantina é um lugar perfeito para quem gosta de ecoturismo. Existem muitas opções de passeios, para todas as idades. São longas caminhadas, grandes rochas para escalar e muitas subidas que parecem intermináveis, mas vale cada esforço feito. As trilhas são sempre ‘enfeitadas’ com as lindas flores e paisagens deslumbrantes durante todo o caminho. O resultado final é pernas quebradas, pés moídos, corpo dolorido, mas muita, muita paz!