Por Victor Vasques
Na última semana aconteceu a Futurecom e o Com limão foi conferir o que a 11 edição da feira de tecnologia trouxe de novidades para a cidade de São Paulo.
Falou em tecnologia, falou em mundo oriental. Não precisamos de 2 minutos dentro da feira para atestar a presença massiva das empresas (e visitantes) chineses. Chegamos até mesmo arriscar alguns ni hao! (“olá” em mandarim), mas diferente do animado público brasileiro, os orientais mostram que a sua presença era exclusivamente para negócios.
Entre um stand e outro conseguimos conferir algumas novidades. Logo ao chegar no imponente e agitado stand da Motorola conferimos em primeira mão o Moto Blur, primeiro aparelho da empresa com o badalado sistema Android. A primeira impressão? Sem dúvidas melhor e mais rápido que o iPhone.
Além do grande pop star Android, a Motorola trouxe o já conhecido MotoCubo e outros diversos aparelhos (entre eles um computador de mão ideal para uso militar e trabalhos de logística pesados – construções, resgates e etc.).
Continuando na área de celulares, a LG nos fez entrar em um filme de 007 (ou seria Agente 86?) com a apresentação do seu LG Watch Phone, um aparelho celular em forma de relógio. Aos que já estão torcendo o nariz, peço que tenham calmas, pois este aparelho pode realmente surpreender.
Com tela touch e respostas rápidas, o celular/relógio não deve decepcionar os que comprarem. Apenas uma pequena falha, o produto que deve chegar ao mercado por volta de Janeiro ou Fevereiro custará R$ 3.000,00. Um alto preço se comparado com outros celulares.
Já outra que nos surpreendeu, não pelas novidades, mas por sua presença no evento foi a Pirelli. A famosa marca de pneus esteve na Futurecom para apresentar… netbooks e IPTV’s. A divisão de tecnologia da marca italiana não fez feio e mostrou que pode entrar forte no mercado com produtos que serão negociados apenas com grandes empresas (IPTV deve entrar no mercado via Telefonica e os netbooks serão vendidos para grandes varejistas).
Para fechar com chave de ouro, em um pequeno stand no cantinho da feira acompanhei uma ótima apresentação holográfica que promete revolucionar nas apresentações institucionais, tirando aquela coisa chata do Power point corporativo.
Ao todo foram mais de 200 stands, diversas empresas e várias ações (entre elas um time de beldades vestidas de enfermeiras que praticamente pararam a feira). Entre as presentes estavam Vivo, Claro, Telefonica, NEC, Senac (apresentando ótimos cursos na área de tecnologia) e muitas outras.