
Tecnologia
Exclusivo: Como a OctoShop quer conquistar os criadores
Conversamos com Mateus Fonseca, head de marketing da OctoShop, sobre a chegada da Insta360 ao Brasil e aposta em marcas exclusivas.
Conversamos com Mateus Fonseca, head de marketing da OctoShop, sobre a chegada da Insta360 ao Brasil e aposta em marcas exclusivas.
O que você vai descobrir a seguir:
Com a chegada da Insta360 ao Brasil pela OctoShop, conversei com exclusividade com Mateus Fonseca, head de marketing do marketplace de tecnologia criativa, sobre a expansão das vendas e a chegada das marcas que podem impulsionar o mercado de economia criativa. Confira abaixo!
Com limão: Mateus, para começarmos, conta um pouco sobre a OctoShop e o atual momento.
Mateus Fonseca: A OctoShop sempre teve um catálogo muito amplo, com cerca de 6 mil produtos. Nosso foco nunca foi competir por preço, mas sim trazer produtos que geralmente não estão disponíveis no Brasil ou que ainda serão lançados aqui. Atuamos muito com o público early adopter. Recentemente, começamos a mudar nossa estratégia para trabalhar com marcas específicas e estratégicas, que enxergamos com potencial e que ainda não estão saturadas no mercado brasileiro.
nossa estratégia para trabalhar com marcas específicas e estratégicas, que enxergamos com potencial e que ainda não estão saturadas no mercado brasileiro
Mateus Fonseca, head de marketing da OctoShop
Com limão: E como surgiu a parceria com a Insta360?
Mateus Fonseca: Foi a primeira marca com a qual nos tornamos revendedores autorizados. A gente percebeu, por meio de pesquisas de volume de busca, que a Insta360 vem crescendo. Então, entendemos que era o momento certo. Nosso objetivo é sair da posição apenas de fundo de funil — onde o cliente já sabe o que quer e está procurando o produto — e passar a gerar demanda, influenciar a decisão e formar opinião sobre essas marcas.
Com limão: Vocês pretendem trabalhar com campanhas próprias para a Insta360?
Mateus Fonseca: Sim. Como queremos gerar demanda, estamos montando uma estratégia que envolve conteúdos no nosso blog, produção de vídeos, parcerias com criadores de conteúdo e uso da nossa assessoria de imprensa. Ainda é um MVP. Faz só duas semanas que nos tornamos autorizados da Insta360, mas a ideia é construir campanhas que mostrem o produto como uma solução para os criadores e que fortaleçam a presença da marca no país.
Com limão: Há algum produto da Insta360 que está se destacando?
Mateus Fonseca: A Go Ultra está chamando bastante atenção. Fomos um dos primeiros a disponibilizá-la logo após o lançamento na China. Inicialmente, só na cor preta — a branca deve demorar um pouco mais para chegar. Ela ainda não estava na logística nacional, mas deve entrar em breve, o que vai reduzir ainda mais o prazo de entrega.
Leia mais sobre o modelo Go Ultra em: Insta360 chega ao Brasil pela OctoShop
Com limão: Como funciona a logística dessa operação?
Mateus Fonseca: Antes, nosso modelo era cross-border, com fornecedores na China. Se o cliente fosse taxado, assumíamos a responsabilidade, mas havia riscos e atrasos na importação. Agora, com a Insta360, trabalhamos com um distribuidor que mantém estoque em São Paulo, o que torna tudo muito mais ágil e confiável. A mercadoria ainda passa por nós, mas não precisa vir da China, reduzindo prazos e burocracias.
Isso [distribuição com estoque local] representa uma mudança significativa no padrão de nossa operação, que até então funcionava majoritariamente como marketplace com sellers internacionais. Com a nova estrutura, os prazos de entrega serão reduzidos drasticamente, oferecendo uma experiência mais ágil e confiável para o consumidor brasileiro.
Ricardo Steffen, diretor de expansão da OctoShop
Com limão: A OctoShop pretende representar outras marcas de forma autorizada?
Mateus Fonseca: Sim. Temos uma matriz de análise que considera volume de busca, mercado pré-aquecido e ausência de players locais. Com base nisso, estamos monitorando algumas marcas com potencial. Nosso CEO deve ir à China ainda este ano para negociar diretamente com fabricantes. A ideia é identificar marcas com potencial e trazê-las com exclusividade, assim como fizemos com a Insta360.
Com limão: Você comentou sobre o blog da OctoShop. Qual o papel dele na estratégia de vocês?
Mateus Fonseca: O blog ainda é embrionário, mas queremos aumentar a frequência de postagens. A ideia é gerar tráfego orgânico, trabalhar SEO e participar da formação de opinião do cliente, saindo da dependência de mídia paga.
Com limão: A OctoShop se posiciona como um marketplace para creators. Como vocês chegaram a esse foco?
Mateus Fonseca: A Creators Economy meio que nos escolheu. Começamos como um marketplace mais voltado ao público gamer, mas percebemos que o volume de vendas de câmeras crescia muito, apesar do ceticismo do mercado por causa da evolução das câmeras de smartphones. Hoje, queremos ser para os criadores de conteúdo o que a Kabum é para gamers e a Dafiti para moda. Nosso foco é oferecer produtos que ajudem na criação de conteúdo e atender às necessidades desse público específico.