EcoDesign / Impacto
Branch Holder: Estamos criando crianças sustentáveis na era digital?
Produto de designer israelense incentiva a criançada a se divertir ao ar livre
Produto de designer israelense incentiva a criançada a se divertir ao ar livre
Falar sobre responsabilidade ambiental e prática sustentáveis tornou-se um assunto velho nos dias de hoje. Essa questão é quase tão obrigatório para empresas, como você lavar as mãos após ir no banheiro. Convenhamos em concordar que algumas pessoas continuam não lavando a mão.
Para suprir essa necessidade de reduzir gastos e consumo, apelamos para as novas tecnologia. Principalmente para as crianças – que são o foco deste texto – que já nascem em uma era conectada (algumas ganham sua conta de Facebook já na maternidade), falar sobre brincadeiras sustentáveis é sinônimo de gastar menos em madeira, plástico e outros materiais que podem prejudicas – de alguma forma – o meio ambiente.
No entanto, nesta briga por reduzir consumo e cultivar plantinhas em nossos apartamentos, esquecemos que o bom para esses pequeninos é correr, rolar na grama e se divertir com a natureza que tentamos preservar.
Eu sempre fui uma criança de apartamento, animado com horas de Alex Kidd, Sonic e afins, que acabou crescendo antenado em novas tecnologias e hoje está mais acostumado em fazer as anotações no tablete, do que gastar papel. Sustentável, sim!
Mas e o contato com a natureza? Tirando os momentos em que era arrastado por meu pai para o parque, o que me rende boas recordações, rolar na grama era uma coisa nula na minha vida, imagine então para as novas gerações.
Se elas não sabem como é subir em uma árvore, por que vão querer preservar uma? Tenta explicar o sistema de fotossíntese para uma criança e veja se ela vai achar divertido como a “plantinha respira”.
Por isso acho que temos que ser mais adeptos a iniciativas como o Tinkatolli, que incentiva a criançada a se aventurar ao ar livre ou como o Branch Holder, da (ou seria do?) designer Naama Agassi.
De origem israelense, o projeto Branch Holder propõe ser muito mais que um brinquedo, no caso, uma simples tira de borracha. Ele é um incentivo para criançada se divertir ao ar livre. Basta coloca-lo em um graveto, que você terá uma espada!
Daí por diante, basta deixar a brincadeira na mão da criançada, ou será que você nunca se imaginou lutando contra dragões ou esperando seu príncipe encantado?