Design
MBA para criativos: Qual a importância do Master of Business?
Tradicionalmente feito por profissionais administrativos, MBA em marketing pode ser uma boa dica para designers e criativos que querem turbinar carreira e currículo
Tradicionalmente feito por profissionais administrativos, MBA em marketing pode ser uma boa dica para designers e criativos que querem turbinar carreira e currículo
Ainda lembro, no auge da minha graduação, como fiquei maravilhado ao conhecer a IDEO. Fundado em 1991, o escritório de design e inovação localizado em Palo Alto, na Califórnia, chamou minha atenção por reunir em um local, antes habitado apenas por publicitários, designers e outros criativos, profissionais das mais diversas áreas, entre eles engenheiros e – até mesmo – médicos (convidados para darem uma consultoria quando a IDEO desenvolveu um novo equipamento médico).
Mas qual a ligação de um escritório como a IDEO e o título deste texto? Podemos resumir em uma simples palavra: visão holística (ok! são duas palavras). Assim como tantos escritórios que possuem uma visão geral do desenvolvimento de um projeto, ter profissionais com esta qualidade é um bônus competitivo para quem quer criar soluções criativas e inteligentes.
Posso dizer isso por experiência própria, pois dois/três anos atrás me contorcia de dúvidas de qual seria o próximo passo na minha vida acadêmica e, consequentemente, profissional. Um mestrado seria muito acadêmico, já uma pós seria muito específica. Por isso optei por um MBA. No meu caso a linha que escolhi foi o branding, mas posso dizer – após passar pela experiência de um master of business administration – que 90% dos profissionais de uma empresa deveriam cursar, pelo menos, um MBA em Marketing.
Exagero? Pode até parecer, mas apenas dois anos de curso não é nada comparado com o efeito que ele pode ter na visão do profissional. Digo isso, porque muitos profissionais pregam a valorização da marca (seja do produto ou empresa em que atua) e o respeito da tríade missão, visão e valor, mas não fazem ideia de como ou porque aplicam isso.
Apenas um exemplo rápido. Durante o Wedding Brasil 2012, congresso que reuniu fotógrafos da área de casamento e eventos em abril deste ano, a palestra da empresária Anna Quast foi uma pequena aula de análise SWOT para fotógrafos. Comum para os profissionais de marketing, a ferramenta de análise de ambientes, fraquezas e oportunidades foi vista por alguns fotógrafos como a invenção da roda. Um segredo escondido por empresários de grande sucesso, uma feitiçaria para se ganhar dinheiro.
Então se você não pretende trilhar caminhos na carreira acadêmica ou não é formado em marketing, indicaria escolher um dos inúmeros MBA´s disponíveis no país. É curto, valioso e faz a diferença no currículo. #fikadica