Compartilhe:   

Qwiki – A enciclopédia multimídia e um dos candidatos a renovar a Era da informação

por Com limão

Você já parou para pensar o quanto de informação consome diariamente seja para o trabalho, lazer ou apenas zapeando pelos sites? Não é a toa que vivemos na Era da Informação e, de acordo com alguns especialistas e pensadores, essa Era está apenas começando.

Agora se você trabalha com algo relacionado a internet, seja um designer ou uma bibliotecária, já deve ter parado para pensar que estamos caminhando a largo passos e precisamos começar a pensar em soluções para organizar essa informação toda, ou ela vai virar enorme montanhas de lixo, como no filme Wall-E, só que neste caso será virtual.

Já que estamos falando de informação e fazendo analogias com o pequeno robozinho da Pixar, quero falar sobre um produto que tem cavado seu espaço nesse campo, trata-se do Qwiki.

Se você assistiu Wall-e, deve lembrar-se da parte em que o capitão da nave usa um sistema para fazer busca sobre informações sobre a Terra e assuntos relacionados. No filme, uma voz robótica explica cada um dos temas, que são ativados por comando de voz. Na vida real, o sistema muito parecido e só não funciona por comando de voz (ainda).

O Qwiki pode não ser o futuro definitivo da informação, mas abre portas para alguns pensamentos. Entre eles o base da essência do sistema e seu slogan: “Information Experience“. Ou seja, a ideia é que a nova informação necessita de uma nova experiência, se desprendendo dos tradicionais hyperlinks.

A ideia é tão interessante que já levou prêmios como o TechCrunch Disrupt e está atraindo investidores, entre eles o bilionário brasileiro Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook, dono de 5% do site.

Para completar, o Qwiki diz que “conhece milhões de coisas”, basta perguntar para ele. Apesar de usar informações no Google, parece que já existem candidatos a Davis, na árdua tarefa de lutar contra o Golias da internet.


Com limão tornou-se muito mais que um site. Após anos no ar, ele virou uma mistura de ideias com um toque especial, escrito por profissionais do mercado mundial.

Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca poderão tirar nossa liberdade – William Wallace, em Coração Valente


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets