Compartilhe:   

A hiena: Um ensaio sobre o selvagem bicho de estimação nigeriano

por Com limão

Nas últimas semanas o mundo acompanhou o drama de um leão com doença degenerativa. Apesar de receber diversas doações, imagino a dificuldade em ter um animal daquele tamanho.

A história já tinha quase sumido da minha mente, até que li a tirinha “10aprendendo com o Coala #11”, do site Mentirinhas. Com um divertido trabalho, o ilustrador Fabio “Coala” Cavalcanti explica como as hienas são as “assassinas mendigas travestis risonhas do mundo animal”. Um conceito, tanto quanto peculiar, mas muito divertido – já que artista embasou muito bem sua justificativa.

No entanto essa tirinha me fez ter a ideia de resgatar um texto publicado nos longínquo março de 2008, sobre o trabalho do fotografo sul africano Pieter Hugo.

Por que refazer o texto sobre o portfolio? Tirando a parte que o site do fotógrafo foi atualizado e na época o Com limão sofria de falhas técnicas na publicação de galeria de imagens, decidi resgata-lo do passado.

Considerado um dos mais talentosos fotógrafo da atualidade, Pieter nasceu em Johanesburgo, África do Sul, e tem como base do seu trabalho a crítica social.

Foi com esse foco que o fotógrafo reuniu imagens para o trabalho “Ruanda 2004: Vestígios de um genocídio”. Também foi com isso que ele criou o conjunto de fotografias – tema do nosso texto antigo – chamado “The Hyena & Other Men” (em tradução, A Hiena & Outros homens).

A ideia do trabalho é simples. São homens da Nigéria que têm como bichinhos de estimação hienas!

Apenas para você entender, a hiena é o animal que tem uma das mordidas mais potentes do mundo animal. E não é só isso, elas podem pesas mais de 70 kg, ou seja, ter pitbull é coisa de mocinha.

Espera, espera! O texto não acabou. Antes de terminar, quero que pense em uma coisa. Se uma hiena é selvagem e feroz, imagine como deve ser “tranquilo” um homem que consegue domestica-la. Sem mais!


Com limão tornou-se muito mais que um site. Após anos no ar, ele virou uma mistura de ideias com um toque especial, escrito por profissionais do mercado mundial.

Eles podem tirar nossas vidas, mas nunca poderão tirar nossa liberdade – William Wallace, em Coração Valente


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets