Compartilhe:   

Twitter: Um passarinho assimétrico como novo logo

por Victor Vasques

Vivemos em uma era onde governos são derrubados por 140 caracteres, relacionamentos são postos em cheque por tweets e personalidades são criadas por @’s. No entanto – quando comparado com o Facebook – pouco se fala sobre o Twitter. Talvez seja porque o serviço de microblogging já virou uma extensão de nossas comunicações. Por que me ligar, se você tem o meu @? SMS? Mais fácil DM.

Lançado em 2006, o Twitter levou pouquíssimo tempo para explodir no mundo digital, no entanto, pouca atenção foi dada para o refinamento da marca. Apesar de terem ótimos designers na equipe (entre eles alguns brasileiros), tudo indicava que a marca tinha como seu primeiro pilar resolver a parte tecnológica do serviço, depois pensar nas “firulas” de uma marca bem desenhada.

Pois bem, na última semana o “Larry, the Bird”, famoso pássaro azul da marca, ganhou redesenho e foi apresentada ao mundo. Segundo Doug Bowman, o serviço não precisa mais ser representado por caracteres tipográficos ou letras, agora a marca pode ser reconhecida apenas pelo seu símbolo.

Assim como marcas como Apple, Nike, Instagram e tantas outras, o Twitter já ganhou espaço no consciente coletivo dos hiperconectados. Abaixo você confere uma sobreposição do símbolo antigo e o novo:

A nova marca: Um pássaro de esferas

Com a delicadeza de um desenho e a rigidez de uma proporção áurea, o novo símbolo do Twitter é resultado de estudos com formas esféricas, que resultam em um desenho bem estruturado.

Abaixo você confere um rápido vídeo que mostra a criação da nova marca e pode entender melhor como foi aplicado esta assimetria circular.

Em resumo, o que podemos concluir da nova marca é que a preocupação com o design se consolida como um pilar da empresa. Criar uma marca com este nível de cuidado e formulação é digna de mestres. Aposto que Alexandre Wollner deve estar dando cambalhotas de alegria.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook