Twitter: Um passarinho assimétrico como novo logo • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Twitter: Um passarinho assimétrico como novo logo

Serviço de microblogging redesenha símbolo e o transforma em pilar visual para a marca

Vivemos em uma era onde governos são derrubados por 140 caracteres, relacionamentos são postos em cheque por tweets e personalidades são criadas por @’s. No entanto – quando comparado com o Facebook – pouco se fala sobre o Twitter. Talvez seja porque o serviço de microblogging já virou uma extensão de nossas comunicações. Por que me ligar, se você tem o meu @? SMS? Mais fácil DM.

Lançado em 2006, o Twitter levou pouquíssimo tempo para explodir no mundo digital, no entanto, pouca atenção foi dada para o refinamento da marca. Apesar de terem ótimos designers na equipe (entre eles alguns brasileiros), tudo indicava que a marca tinha como seu primeiro pilar resolver a parte tecnológica do serviço, depois pensar nas “firulas” de uma marca bem desenhada.

Pois bem, na última semana o “Larry, the Bird”, famoso pássaro azul da marca, ganhou redesenho e foi apresentada ao mundo. Segundo Doug Bowman, o serviço não precisa mais ser representado por caracteres tipográficos ou letras, agora a marca pode ser reconhecida apenas pelo seu símbolo.

Assim como marcas como Apple, Nike, Instagram e tantas outras, o Twitter já ganhou espaço no consciente coletivo dos hiperconectados. Abaixo você confere uma sobreposição do símbolo antigo e o novo:

A nova marca: Um pássaro de esferas

Com a delicadeza de um desenho e a rigidez de uma proporção áurea, o novo símbolo do Twitter é resultado de estudos com formas esféricas, que resultam em um desenho bem estruturado.

Abaixo você confere um rápido vídeo que mostra a criação da nova marca e pode entender melhor como foi aplicado esta assimetria circular.

Em resumo, o que podemos concluir da nova marca é que a preocupação com o design se consolida como um pilar da empresa. Criar uma marca com este nível de cuidado e formulação é digna de mestres. Aposto que Alexandre Wollner deve estar dando cambalhotas de alegria.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

Descubra "Isso não é (só) um Date", o card game do Tinder projetado para transformar primeiros encontros e aprofundar conexões.

Design

Conheça os cursos de curta duração oferecidos pela Panamericana Escola de Arte e Design para o segundo semestre de 2023.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.