com-limao-games-nike+-destaque

Compartilhe:   

A gameficação em massa: Transformando a sua vida em um game

por Victor Vasques

Desde que entrei para trabalhar na Discovery, carrego na cintura um pequeno pedômetro. Aliás, já havia comentado sobre ele aqui no Com limão alguns dias atrás. No entanto uma coisa me fez pensar na importância que o singelo contador pode ter no fluxo de tendências do entretenimento.

Muito mais evoluído que o meu contador, o Nike+ é um aparelho que, de tão sofisticado, possui até mesmo o seu próprio “combustível”, chamado de NikeFuel.

Qual a ligação dos dois? Além de incentivar uma vida saudável, os dois podem se transformar em uma ferramenta para o entretenimento. Ao ver a nova campanha para o Nike+, a “Game On, World” (o qual o vídeo você acompanha abaixo), uma série de ideias acionou o meu cérebro criativo.

Isso porque a marca, o qual possui a deusa grega da vitória como símbolo, pode ter uma mina de ouro nas mãos, mas não estar sabendo como usa-la.

Ok, vou explicar melhor. O Nike+ permite que você registre metas diárias de exercícios, treine melhor, desafie seus amigos e crie um relatório sobre o seu dia saudável. Agora imagine usar um aparelho que consiga contabilizar seu próprio combustível e unido a geolocalização, possa se transformar em um game portátil.

Ainda não pegou a ideia? Imagine o cenário, ao invés de correr contra seus amigos, você disputa contra a inteligência artificial própria do aparelho uma fuga de uma horda zumbi. Melhor ainda, seu NikeFuel pode ser trocado por itens, poderes ou habilidades que influenciam no seu jogo.

Cansou dos zumbis, troque para uma caça ao tesouro e por aí vai.

Transformar um exercício em um jogo ou uma disputa, o deixa muito mais atrativo. Sem contar que atrairia aqueles que não estão interessados em exercícios regulares. Misture isso a uma integração inteligente com seu Xbox ou smartphone e dê continuidade na diversão, voltando para o mundo 100% digital (sim! Faríamos o caminho inverso, indo do real para o virtual). Se quiser extrapolar, ainda dá para unir toda este mix de ideias em um jogo social que rode dentro do Facebook.

Pode ser apenas uma ideia, mas confesso que o vídeo da campanha despertou uma vontade lúdica no meu lado sedentário.


Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Leva a vida como designer, coordenador na Discovery Brasil, fotógrafo e gamer nas horas vagas.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito Corleone


1

One Response to A gameficação em massa: Transformando a sua vida em um game

  1. Olá Victor. Muito legal sua ideia. Fico imaginando isso integrado com o óculo que a Google tá desenvolvendo.

    É não sei se entendi direito o que você quis dizer com “contabilizar seu próprio combustível”, mas viajei em uma outra possibilidade, que seria a integração com o consumo de combustível do seu automóvel, que poderia ser contabilizado e publicado em um aplicativo social onde você disputaria com seus amigos quem economizaria mais combustível ao trocar o automóvel por uma bicicleta ou caminhada no dia a dia ou fds.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑