Compartilhe:   

Dois limões e uma ideia para investir: O fone de audição seletiva

por Victor Vasques

O Dois limões e uma ideia para investir de hoje é um pouco diferente. O projeto que vamos sugerir no texto de hoje acabou no dia 01 de julho, mas ainda é possível comprar unidades do fone Here Active Listening. Criado pela Doppler Labs, estes fones funcionam de forma diferente, ou seja, ao invés de reproduzirem um áudio, ele elimina ou potencializa sons específicos.

Em um dos exemplos dados pela startup, o sistema reduz o choro de um bebê dentro do avião, filtrando o barulho e preservando os outros sons externos. A ideia não é tão novidade assim, pois é um aprimoramento de outro produto da mesma empresa, o Dubs Acoustic Filters (à venda por US$ 25).

Valor de investimento: Entre US$ 179 a 199 – Onde comprar

Audição seletiva: É muito bom morar no futuro

O sistema apresentado pela Doppler é uma novidade que já tem suas discussões abertas. Algum tempo atrás participei de um curso sobre Future Thinking e um dos temas – rapidamente discutido – foi a questão da audição seletiva.

A ideia é muito interessante e abre espaço para inúmeras utilidades, mas como tudo na vida, possui suas ressalvas. Por exemplo, imagine que o sistema funciona 100% e você decide “colocar no mudo” barulhos acima de “x” decibéis. Talvez você não escute o alarme de incêndio do escritório, afinal, estas rústicas campainhas foram feitas para produzir um som que ultrapasse a maioria dos isolamentos acústicos, mas não foi feito para um sistema inteligente de audição seletiva.

Mas calma, não sejamos tão drásticos. A inovação é boa e o sistema é genial. Colocar um pequeno fone que filtra o som indesejado pode ser o melhor dos mundos. Dependendo de como ele reconhece o “barulho”, daria para anular aquele vizinho irritante e seria o fim das brigas no condomínio.


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook