anhembi-morumbi-universidade-marca-identidade-visual-com-limao-02

Compartilhe:   

#Gostei – Anhembi Morumbi apresenta nova identidade visual

por Victor Vasques

Nesta segunda-feira (11/04), a Universidade Anhembi Morumbi lançou a sua nova identidade visual e… me surpreendeu. A surpresa foi positiva (normalmente santo de casa não faz milagre), mas vou explicar os motivos. Quando meu irmão mandou a mensagem “olha o novo logo da Anhembi”, já gelei. Pensei comigo, lá vem mais uma Oi. Que nada!

Apesar de ter feito MBA em Branding na universidade (veja só a ironia, hoje o destino me leva a escrever sobre a marca que me ensinou parte do que sei sobre branding), prometo que não vou pegar leve e nem ser imparcial (como sempre fui e ultimamente tenho sido bem crítico).

Segundo a Anhembi, “nestes mais de 45 anos da Universidade, esta é a 12ª mudança do logo, sendo a mais representativa. O padrão 3D criado em 2003 e adaptado ao longo da década, evoluiu para um novo logo que segue uma tendência flat e facilita a identificação da marca nos dispositivos móveis”. Temos que concordar. O vídeo abaixo mostra a evolução da marca e da identidade.


A universidade conseguiu ter mais logos do que Olimpíadas neste tempo período, mas tem uma justificativa. “A inovação sempre fez parte da essência e da história da Universidade Anhembi Morumbi”, isso é bem verdade. A identidade visual da AM acompanhou o tempo e o padrão 3D hoje já não fazia mais sentido, transpirando esta inovação da marca na comunicação.

Novo logo: Simples, moderno e educativo

O novo logo é simples nas suas formas, moderno (já que abandonou o 3D sisudo do passado) e educativo, no sentido de ensinar como fazer um logo simples e direto (dá para ler, visivelmente o “A” e “M”). Você pode até não gostar esteticamente – mas isso é gosto e cada um tem o seu – mas em termos técnico, a nova marca é de uma aplicabilidade absurda de simples.

anhembi-morumbi-universidade-marca-identidade-visual-com-limao

anhembi-morumbi-universidade-marca-identidade-visual-com-limao-01

Sem contar que, diferente da Oi (sim, eu já falei e vou repetir) dá para fazer “brincadeiras” com o logo sem ter um milhão de variações. Basta olhar o vídeo de apresentação da nova identidade.

Outro ponto positivo da nova marca, ela tem o poder de uma boa redução, ou seja, dá para fazer ela com 2mm de altura, que você ainda vai identificar o AM.

O processo de criação da nova identidade foi desenvolvido pela Agência de Design POW e contou com o envolvimento da Direção Acadêmica da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda e também de alunos da Instituição. Parabéns a todos os envolvidos!


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus. Worklover assumido, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG e Itaú.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar para o topo ↑