Tecnologias modulares são a próxima tendência? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Tecnologias modulares são a próxima tendência?

Antes de responder à pergunta do título, gostaria de explicar como funciona o processo de previsões de tendências. Alguns podem achar que, quando falamos de tendência, consultamos uma bola de cristal mágica, mas a verdade é que o processo é bem diferente. É como brincar de ser investigador. As pistas estão aí, basta você olhar com atenção e elas vão “falar com você”. Então o texto de hoje será diferente, não vou dar as respostas, pelo contrário, vou levar você na busca pelas pistas e criar mais questionamentos.

Pista #01 – O consumo de matéria-prima e o desperdício

Vamos começar pelo lado sustentável. Quantas funcionalidades existem no seu celular e que você nunca usou? Vamos pegar o NFC como exemplo. Você usa a tecnologia todos os dias? Eu duvido. Mas ela está lá (já presente em vários aparelhos). Matéria-prima foi usada para produzir aquela pequena placa e, quando colocada em larga escala, representa um impacto enorme no planeta. Veja bem, não estou falando para deixar de usar, estou falando para usar com inteligência.

Quando você for jogar fora o aparelho, essa pequena placa vai embora, certo? Às vezes ela está nova, nunca foi usada, mas faz parte do conjunto. Bye, bye!

Mas e se pudéssemos escolher o conjunto de componentes?

Pista #02 – A Era da Customização

Não é de hoje que o consumidor quer produtos customizados. A customização dá ar de exclusividade e muita gente paga para ter exclusividade. Não só isso, tenho visto inúmeros serviços trabalhando com essas customizações pré-fabricadas.

Vejamos o exemplo da Mims Bags. Uma startup brasileira, criada por duas amigas, onde é possível comprar bolsas femininas personalizadas em apenas 5 passos. Segundo as empresárias Sofia Hernández e Martha Ribeiro, a ideia é faturar 1 milhão em 2016. Para um negócio que começou com investimento de R$ 35 mil, eu diria que o retorno foi bem rápido.

Pista #03 – Os primeiros passos do mundo modular: LG G5

Todos nós usamos celular. Isso é um fato. Neste exato momento, pode ser que você esteja lendo no celular. Nada melhor do que começar uma tendência por algo que já estamos acostumados, certo? Pois bem…

Apresentado na CES 2016, o LG G5 é um celular como qualquer outro, tirando o fato que ele pode virar uma câmera digital, um tocador Hi-Fi ou uma câmera 360º com um simples encaixe. Os acessórios, que a empresa vem apresentando carinhosamente como “Friends” (amigos, em inglês), podem ser acoplados ao smartphone para garantir experiências intuitivas e de customização. Entre os friends, estão:

  • LG CAM Plus: É um módulo de câmera versátil que pode ser acoplado através do slot da bateria e conta com botões físicos para ligar/desligar, usar o obturador, gravar, dar zoom, além de ter indicador LED e aumentar a capacidade da bateria em 1.200mAh.
  • LG Hi-Fi Plus com B&O PLAY: É um inovador tocador de áudio portátil Hi-Fi DAC desenvolvido em parceria com a B&O PLAY para atender as necessidades de quem busca os sons de altíssima qualidade que, tradicionalmente, só estão disponíveis em dispositivos de áudio de alto padrão.
  • LG 360 VR: São óculos de realidade virtual (VR) que podem ser acoplados ao G5 por meio de um cabo dedicado. Eles operam exclusivamente com o G5 e simulam uma TV de 130 polegadas, vista de uma distância de dois metros e pesa apenas 118 gramas.
  • LG 360 CAM: É uma câmera compacta, com ângulo de 360 graus, equipada com duas câmeras com ângulo de 200 graus e 13MP, bateria de 1.200mAh e 4GB de memória interna, que pode ser suplementada com um cartão microSD. Dá para gravar vídeos com resolução 2K e canal de gravação 5.1 surround em três microfones (*Alerta de Tendência: Alguns Youtubers já estão produzindo vídeo 360º e entrando na onda dos óculos de realidade virtual).
  • LG Rolling Bot: Apesar de não ser acoplado diretamente ao celular, não podia deixar passar o Rolling Bot (vou falar mais sobre ele futuramente). É um dispositivo complementar que rola como uma bola enquanto captura imagens e vídeos com sua câmera embutida de 8MP. O LG Rolling Bot não é apenas um brinquedo, podendo ser usado como sistema de monitoramento residencial, para cuidar do pet e também para controlar remotamente eletrodomésticos compatíveis. Com câmera IP conectável via Wi-Fi, os usuários podem monitorar remotamente o interior de suas residências com o LG G5 por meio de streaming ao vivo.

lg-g5-celular-modular-com-limao-01

Se o G5 acompanhar os passos do seu antecessor, tem tudo para ser um dos melhores celulares do mercado. Não estou falando isso à toa. Como gosto de fotografar e fica difícil de carregar uma DSLR para todo o canto, coloco meu G4 em modo manual e faço fotografias com qualidade profissional. Dá uma olhada no nosso review do LG G4.

Pista #04 – Comprando uma placa de vídeo

Quase 20 anos atrás, era comum comprar computadores All in one, ou seja, onde você tinha uma configuração pré-definida e tudo produzido por uma só marca. Lembro de comprar um Gradiente Oz, um top de linha da época, que tinha até placa de televisão. O HD queimou e ele virou um peso de papel (sua carcaça era toda chumbada, a fim de evitar modificações no hardware).

Para a alegria do consumidor de tecnologia, esse cenário mudou. Ter equipamentos All in one deixaram de fazer sentido até para Apple (duvida? Dá uma olhada nessa matéria do Meio Bit).

Comprar uma placa de vídeo, turbinar a memória ou, até mesmo, alterar o processador de um desktop virou algo corriqueiro para a nova geração. Não falei? As pistas estão aí, basta olharmos. Já temos tecnologias modulares, mas a implementação dela ainda é um pouco “rústica”. Agora imagine modular o seu computador igual o LG G5? Tudo indica que nosso futuro tecnológico será feito de pequenas peças que se encaixam e trocam. Saudades de brincar de Lego.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.