Adidas lança o primeiro tênis de performance feito de fibra biodegradável • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Adidas lança o primeiro tênis de performance feito de fibra biodegradável

A adidas apresentou o primeiro tênis feito com fibra Biosteel, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável. O protótipo do adidas Futurecraft Biofabric feito em parceria com a empresa alemã de biotecnologia AMSilk, possui fibra 15% mais leve do que as fibras sintéticas convencionais, e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis.

O material é classificado como “prontamente biodegradável”. Quando o tênis é colocado em água com uma concentração alta de uma enzima de digestão (chamada “proteinase”), leva ao início da base de proteína criada para se decompor em 36 horas. Esse processo é 100% natural. O calçado não irá se dissolver na chuva ou em outras condições climáticas, por exemplo, já que a proteinase é importante para o processo.

adidas-fibra-biodegradavel-tenis-com-limao-02

adidas-fibra-biodegradavel-tenis-com-limao-01

O lançamento dá continuidade as inovações sustentáveis da adidas, que começou pela reciclagem de plásticos em parceria com a Parley for the Oceans e agora atravessa uma fronteira totalmente nova ao investir em soluções que trazem a ciência e a natureza como parte das inovações.

“Em um ano de grandes inovações da adidas, o anúncio da nossa parceria com a AMSilk, e o lançamento do adidas Futurecraft Biofabric, é mais um passo com o nosso compromisso de redefinir a indústria do esporte”, explica o vice-presidente de criação estratégica da adidas, James Carnes. “Ao usar a fibra Biosteel® nos nossos produtos, nós atingimos um nível incomparável de sustentabilidade. Isso é um passo pioneiro que vai além de sustentabilidade e chega a um novo território de inovação biônica”, completa.

O tênis foi lançado durante a renomada conferência Biofabricate em Nova York, onde a adidas e a AMSilk anunciaram a parceria que vai explorar em larga escala o uso da fibra especial nos produtos de performance. “Os tênis de esporte que foram desenvolvidos junto com a adidas são os primeiros produtos do mundo com materiais de alta performance feitos a partir do tecido de biopolímeros. Com esse lançamento, estamos estabelecendo novos padrões em relação a funcionalidade de tecidos renováveis”, destaca o CEO da AMSilk, Jens Klein.

Leia também

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

Em 2023, a Fast Company destaca o Canva como empresa do ano, na premiação Innovation by Design. Conheça os vencedores de todas as categorias!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.