Do unicórnio aos cactos: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2018 • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Do unicórnio aos cactos: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock 2018

A Shutterstock acaba de divulgar o seu Relatório de Tendências Criativas de 2018. Determinadas pela análise de bilhões de buscas feitas por clientes, incluindo aqueles nas indústrias de publicidade, cinema e mídia, os dados recolhidos no ano passado em imagens, vídeos e música ajudaram a determinar as ideias e conceitos que a empresa acredita que influenciará a direção criativa e estética em 2018.

Para concluir o estudo, uma equipe de cientistas de dados, profissionais criativos e revisores de conteúdo interpretaram as oscilações anuais em 2017 para compilar uma lista coesa de 11 estilos.

Segundo o estudo, as principais tendências que dominarão a cultura popular, bem como as tendências emergentes que irão surgir no cenário do design este ano, como: “holográfico” e “luxo natural”. Confira abaixo as principais tendências para 2018 a partir do relatório:

Fantasia: De animais míticos a paisagens, símbolos e estilos místicos e fantásticos nos ajudam a entrar em outro mundo. As pesquisas estão aumentando para personagens de fantasia já reconhecidos – o termo “unicórnio” cresceu 297% e “sereia” cresceu 145% em relação ao ano anterior. A música épica e orquestral também está crescendo em popularidade, enquanto os profissionais de marketing e criativos procuram adicionar um pouco do sobrenatural ao nosso cotidiano.

Novo Minimalismo: o minimalismo está evoluindo de suas raízes modestas para um visual adequado para os tempos modernos. O novo minimalismo vai além de linhas nítidas e limpas, com cores arrojadas e vibrantes e estilos fluidos que reimaginam esta forma de arte consistentemente popular. Enquanto as buscas por “linha contínua” aumentaram 432% em relação ao ano anterior, um novo componente no minimalismo, “círculo de néon”, foi pesquisado 387% a mais do que no ano anterior.

Espaço: A ficção científica continua a triunfar na bilheteria e o mundo criativo está tomando nota, com ênfase no espaço. As pesquisas por “energia solar” aumentaram 991% e o interesse em astros aumentou 671%, enquanto a popularidade do som inconfundível de sintetizador de ficção científica aumentou 494% em relação ao ano anterior.

“Em seu sétimo ano, nosso Relatório de Tendências Criativas inspira profissionais criativos em todo o mundo, pois apontam tendências para o planejamento criativo do próximo ano”, disse Robyn Lange, curador da Shutterstock. “Nosso relatório de 2017 foi particularmente preciso em suas previsões, identificando tendências como ‘estática’ no começo. Ao longo do ano, observamos como o estilo cresceu, se desenvolveu e prosperou em grandes campanhas para marcas em todo o mundo. Estamos ansiosos para ver as tendências de 2018 florescerem da mesma maneira”.

Leia também

Tecnologia

A Shutterstock anuncia inovação no mercado de imagens com a integração de Inteligência Artificial (IA) em sua vasta biblioteca, que abriga mais de 700...

Futuro

Entenda os impactos da inteligência artificial no design, a coexistência com talento humano e a substituição de profissionais.

Comunicação

A Coca-Cola lidera o ranking de marcas preferidas dos brasileiros em 2023, é o que afirma o relatório Brand Footprint da Kantar. O estudo...

Futuro

Já faz alguns meses que venho trabalhando com inteligências artificiais em diversas aplicações do cotidiano e do meu fluxo de trabalho. Em dezembro de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.