BMW na CES 2019: O futuro da mobilidade e a eletrificação dos carros

Compartilhe:   

BMW na CES 2019: O futuro da mobilidade e a eletrificação dos carros

por Victor Vasques

O BMW Group foi um dos grandes destaques na CES 2019. A Consumer Electronics Show (CES), feira de tecnologia que ocorre de 8 a 11 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, recebeu as novidades da marca alemã, entre tantas outras. O grande destaque da companhia foi o BMW Vision iNEXT, que antecipa como será o prazer em dirigir no futuro. Com produção em série prevista para 2021, o BMW Vision iNEXT oferecerá ao público a possibilidade de embarcar em uma experiência de condução virtual, totalmente conectada, autônoma e livre de emissões.

A experiência imersiva imagina o passeio durante um dia do ano de 2025, em uma megacidade futurista como paisagem. Logo no início, o Assistente Pessoal Inteligente da BMW sugere a agenda para o dia e planeja o percurso. Por meio de óculos de realidade virtual, o condutor mergulha nesse mundo virtual — inicialmente no comando do veículo, e, em seguida, deixando o veículo assumir no modo autônomo (momento em que o volante e o pedal desaparecem, ampliando o espaço na cabine). A partir daí a interação maior é com o assistente pessoal, que faz sugestões e controla vários serviços digitais para o motorista, desde realizar uma videoconferência até fazer compras e compartilhar documentos, neste que agora é o “escritório móvel” do motorista.

A experiência é algo bem semelhante ao que já havia comentado ser o futuro/tendência para os veículos no texto “10 tendências e tecnologias inovadoras para 2019 – Parte 1”, do InovaSocial.

 

Ainda sobre o BMW Group na CES 2019, os visitantes que estiverem no estande da marca poderão conhecer ainda os serviços BMW Digital Charging e BMW ChargeForward. O primeiro indica aos condutores as horas mais favoráveis para recarregar os veículos, dependendo da rota escolhida e das tarifas vigentes (de novo, um pouco sobre o ecossistema que comentei no texto citado acima).

Já o segundo, trata-se de um projeto piloto envolvendo 300 motoristas de São Francisco, na Califórnia (EUA), que explora a relação entre a rede elétrica, veículos elétricos plug-in e fontes de energia renovável. O BMW ChargeForward já tinha aparecido aqui no Com limão, durante seu anúncio na Cúpula Mundial sobre Ações Globais pelo Clima (leia mais aqui).


Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook