Compartilhe:   

Sony WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído

por Victor Vasques

Sou daquelas pessoas que não consegue trabalhar sem fone de ouvido. Tenho no Spotify uma playlist para cada estado de espírito, indo da concentração plena ao momento de criatividade no Photoshop. A parte engraçada é que muitas vezes nem estou “ouvindo” a música, ela está ali apenas como um plano de fundo, um ferramenta de “cancelamento de ruídos externos”.

Neste exato momento, por exemplo, enquanto escrevo o texto que você está lendo, sem fone dá para perceber que o meu vizinho está brincando de Irmãos à Obra. Por uma felicidade do acaso, estou testando o WH-1000XM3, headphone da Sony com noise cancelling (cancelamento de ruído) e preciso dizer que isso está ajudando demais e é sobre ele que vamos falar no texto abaixo.

Noise Cancelling: Um mundo mais silencioso e tranquilo

Vamos direto ao ponto mais importante do WH-1000XM3, o seu sistema de cancelamento de ruído é uma coisa divina. Ele não corta 100% do ruído externo, mas podemos dizer que chega aos 98% e é uma das melhores experiências que já tive com headphone (posso falar com certa propriedade de consumidor, afinal, só sobre a mesa são uns 3 modelos e marcas diferentes, isso sem contar os outros diversos que estão guardados ou já viraram presentes para amigos. Sim, sou o “louco dos fones”).

O WH-1000XM3 bloqueia bem o som externo, pois possui um processador de cancelamento de ruído (o HD QN1) dentro dos fones. O QN1 otimiza o som ambiente, eliminando o som de acordo com a situação. Por exemplo, vamos dizer que você está em um local tranquilo e muda para um lugar barulhento, ele vai ajustar automaticamente. Além disso, este modelo possui uma funcionalidade chamada “Quick Attention” que desativa o sistema com um simples toque. Isso é muito legal, porque evita ter que ficar tirando o fone. Em resumo, umas das melhores experiências que já tive com um headphone com noise cancelling.

Design e ergonomia: Um fone para várias horas

Que design, dona Sony! A marca japonesa acertou em cheio nas formas e conforto do WH-1000XM3. Disponível em preto e prata (que na verdade lembra mais um “creme/dourado suave”), o modelo é super confortável e discreto – mesmo sendo um headphone, ele não é aquele “trambolho” pesado ou espalhafatoso. As almofadas de couro sintético dão o conforto ideal e não esquentam tanto quanto as almofadas de tecidos. Aliás, aqui um ponto interessante: Como alguns modelos não permitem que você troque ou retire a almofada, com o tempo o suor e a sujeira se acumulam, deixando um mau cheiro (eca!). No caso do modelo da Sony, o couro é de fácil limpeza e basta passar um paninho.

WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído

WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído

Para quem usa óculos, o WH-1000XM3 não atrapalha e isso faz uma baita diferença (míopes me entenderão). Por fim, os controles touch permitem que você acesse as funcionalidades do aparelho de forma rápida e simples.

Controle na ponta do dedo, Google Assistente (em português) e bateria de respeito

O menu touch do WH-1000XM3 é simples e fácil de utilizar. Mesmo sem manual de instruções, demorei alguns minutos para entender que gestos como “arrasta para cima” aumentava o volume e toque no meio pausava a música ou servia para atender uma chamada. Sim, o modelo tem microfone embutido e dá para conectar ao smartphone via Bluetooth.

WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído

A bateria é outro destaque positivo no WH-1000XM3. São 30 horas na carga máxima ou, caso necessite carregar rapidinho, você pode ter até 5 horas de carga com apenas 10 minutos no adaptador CA. Confesso que não tinha lido informações sobre bateria e, em determinado momento, me perguntei se a bateria não ia acabar. Para quem está acostumado com headphones sem fio, sabe o que estou falando. Mas, no caso do XM3, a Sony fez um trabalho incrível!

Para completar o conjunto, o aparelho é compatível com Google Assistente em português (lembra que falei acima sobre o microfone embutido?). Para quem está acostumado a usar o sistema, é possível acionar comandos por meio de voz, sem que você precise encostar no headphone.

Pontos negativos? Grave? Bateria? Menu?

Eu bem que tentei encontrar um ponto negativo, mas foi difícil. Até consultei alguns reviews brasileiros e internacionais, mas – meus colegas de tecnologia que me desculpem – o WH-1000XM3 não tem nenhum ponto negativo na questão “produto”. Os graves, a bateria, o menu, o design, a ergonomia, parece que Sony acertou em todos os detalhes. Criticar algum desses pontos seria questão de gosto.

O único “ponto negativo” é o preço: Cerca de R$ 1.750,00 na loja oficial da Sony. É um valor alto, mas é o que se paga para ter um produto da altura do WH-1000XM3.

Sony WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído Victor Vasques

WH-1000XM3: O seu próximo headphone com cancelamento de ruído

Qualidade de Som
Conforto
Design
Durabilidade
Compatibilidade
Preço

Summary: Com sistema de cancelamento de ruído poderoso, qualidade de som excelente, design premium e formato confortável, o WH-1000XM3 (da Sony) tem que ser o próximo headphone. Mas para isso, você terá que investir um valor alto.

4.8

Eu quero!



Victor Vasques é designer, editor chefe do Com limão e sócio proprietário da Citrus Consultoria. Como gestor de marcas e criativo, já atuou com grandes marcas, como Discovery, UOL, iG, Globo.com e VEJA.

Eu irei lhe fazer uma proposta que você não poderá recusar - Don Vito


0

Voltar para o topo ↑

  • Newsletter

  • Últimos tweets

  • Facebook