Os loucos anos 2020: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Os loucos anos 2020: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock

Os loucos anos 2020: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock

Como já fizemos em anos anteriores, trago em primeira mão o Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock, abrindo os conteúdos de 2020. Escolhi este texto para ser o nosso primeiro do ano, por alguns motivos específicos. Primeiro, que ele casou perfeitamente com o retorno das minhas merecidas férias. 2019 foi um ano intenso, mas um grande preparativo para mudanças que virão em 2020. Já o segundo ponto, é que ele dá o tom do que veremos muito por aqui.

Desde 2006, venho falando muito sobre design, criatividade e assuntos correlacionados no Com limão. Mas decidi que 2020 será o ano da inovação. Trarei mais conteúdos sobre inovação, futurismo (não o movimento artístico, mas o campo de estudo multidisciplinar que visa antecipar tendências) e, é claro, design! Algo que já venho fazendo no InovaSocial, mas com uma visão mais abrangente – afinal, lá o foco principal é inovação social. Se você ainda não conhece o InovaSocial, abaixo você confere o podcast especial que fizemos sobre futuro (parte 1 e 2). 

Relatório de Tendências Criativas 2020: Retrô, ocultismo e flores

___

Dada a devida introdução, vamos ao relatório de tendências criativas 2020, da Shutterstock. Para quem não viu a edição 2019 ou nenhuma edição anterior, a nona edição do relatório identifica tendências globais e locais que influenciarão a estética do design e a cultura visual em 2020. O relatório anual analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses a partir de bilhões de pesquisas de clientes em busca de imagens, filmagens e conteúdo musical. Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, identificam padrões e estilos que têm potencial para se destacar.

Segundo o eMarketer, o crescimento do tempo médio diário gasto com vídeo foi de 11% entre os usuários em 2018, tornando-se a atividade de mídia digital que mais cresce. O consumo crescente de mídia visual desafia as marcas a acompanhar o compartilhamento de conteúdo atraente que engaje o público-alvo. Este relatório fornece informações baseadas em dados para marcas, profissionais de marketing e criativos, a fim de manter seu conteúdo atualizado e relevante e obter um melhor desempenho para suas campanhas de marketing.

As três principais tendências criativas para 2020 incluem:

  • Os loucos anos 2020 – Um século após a década de 1920, o visual que definiu uma era está de volta e no centro das atenções em todo o mundo. As pesquisas por “padrão dourado” aumentaram 4223%, em relação ao ano anterior, e “década de 20 retro” teve um aumento de 189%, em relação ao ano anterior.
  • Ocultura – Crenças alternativas e crenças milenares estão encantando a geração Y, geração Z e geração alfa, mostrando um interesse renovado nos principais canais e nas redes de mídia social em particular. Os clientes estão pesquisando palavras-chave como “mágica” e “espiritual”, um aumento impressionante de 525% e 289%, respectivamente, no ano passado. 
  • Flores poderosas – Esqueça arranjos elegantes e displays delicados. Os visuais florais de amanhã são grandes, brilhantes e em plena floração. O aumento de 141% nas pesquisas por “paisagem de flores” e 136% de aumento em “flor” tornam essa uma tendência vívida para o próximo ano.

Clique na imagem para ver o gráfico completo

“Os dados deste ano apontam para a busca de significado, felicidade e oportunidade em novos projetos criativos – características que podem refletir a incerteza em nosso clima e no próximo ano”, disse Lou Weiss, CMO da Shutterstock. “A análise, baseada em dados de bilhões de pesquisas de palavras-chave feitas por profissionais de marketing, gerentes de mídia social, produtores de vídeo e designers, fornece uma visão das tendências criativas que esperamos envolver os consumidores em uma escala muito maior. Também serve como fonte de inspiração para nossos clientes e colaboradores à medida que desenvolvem projetos criativos em 2020.”

Além das três principais tendências, o relatório apresenta os favoritos locais em 25 países ao redor do mundo, bem como cinco tendências em ascensão que prometem ganhar força em 2020. No Brasil, a cultura pop dominará as referências criativas neste ano, com a ascensão do pop retrô.

Os loucos anos 2020: Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Comunicação

A Walt Disney Company e a Epic Games anunciaram uma colaboração para criar um universo inédito de jogos e entretenimento, expandindo ainda mais o...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.