Sem categoria

Construindo nossas próprias Sagas

Galera, hoje meu post sobre HQ será um pouco diferente dos demais. Geralmente, traço alguns paralelos das comix com a realidade. Mas a mensagem hoje não será…

Compartilhe esse conteúdo:


jornada.jpg

Galera, hoje meu post sobre HQ será um pouco diferente dos demais. Geralmente, traço alguns paralelos das comix com a realidade. Mas a mensagem hoje não será metafórica. Ela será bem simples e tem o objetivo de conduzi-los por um caminho claro, sem bifurcações ou dúvidas.

Quero convidá-los a viver suas próprias Sagas. Ou Lendas Pessoais, se preferirem chamar assim. Eu entendo que as Sagas são eventos seqüenciais que redefinem todo o cenário em que os personagens estão inseridos. Quando uma Saga começa, a única coisa que sabemos que mudanças irreversíveis acontecerão e que um herói será conduzido a um novo patamar. A falta de certezas pode assustar, mas também dá ânimo e sentido para a história que será contada.

Quando sugiro para viverem suas Sagas, eu peço para que deixem de enxergar a vida de longe, de uma arquibancada longínqua, assistindo o show de longe, como se não fizéssemos parte da canção que está tocando, como se os acordes que escutamos não fossem nossos sentimentos. Nunca teremos todas as certezas, mas podemos fazer o melhor com nossas dúvidas: transformá-las em objetivos.

Não deixem o tempo passar como uma simples tarde fria de domingo. A hora de transmutar a nossa história (em quadrinhos, se você preferir) é agora. Só no agora temos o poder de receber as virtudes e chances que tanto sonhamos, mas que algumas vezes não temos coragem de encarar e viver.

Se a sua Saga pessoal tem enredo sentimental, comece agora a falar sobre amor a quem você quer do seu lado. Se a sua Saga é aventureira, prepare a mochila e leve o mapa consigo… Evidentemente, algumas transformações são paulatinas, não ocorrem em um piscar de olhos. As sagas também precisam de tempo para se desenvolver e o importante é sempre, todos os dias, dar um passo na construção rumo ao objetivo. É o objetivo que dá sentido às nossas vidas. Não há mais como desperdiçar energias negando-o.

Perdoem a objetividade, a falta de rodeios. Sei que alguns considerarão este texto uma ousadia fortemente alcoólica em tempos de Lei Seca e cada um terá uma interpretação pessoal a respeito. Positiva ou não.

Algumas coisas transcendem as forças das palavras.  E que este convite de coragem e clareza de visão esteja com você durante todo o dia de hoje.

Nota do victor: A imagem que ilustra este post faz parte da adaptação em quadrinhos da série de livros A Torre Negra, de Stephen King. Uma verdadeira saga!



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: