Por Fábio Allves
Um dos filmes brasileiros mais aguardados (e polêmicos) do ano estréia hoje. Do Começo Ao Fim é polêmico, pois até que ponto dois irmãos podem ter um relacionamento, considerado “incestuoso” pela moral e tabus éticos religiosos e serem felizes? Tema que promete gerar discussão!
Porém este filme pode ser visto sob duas óticas. A primeira a do roteiro, que traz como mote uma história de amor incondicional, um conto de fadas onde duas pessoas são destinadas a ficarem juntas, não se importando com preconceito, homofobia ou se são familiares.
Já a segunda é a da realidade, onde os homossexuais brasileiros não vivem, e isso sabemos, um relacionamento gay aberto sem nenhum conflito. Seja ele interno (consigo mesmo) ou externamente, com familiares e amigos próximos. Ainda mais numa sociedade de costumes machistas e pudicos, onde ainda há estranhamento com a palavra “gay”.
Para desmistificar o tema, o diretor Aluizio Abranches traz um filme de poucos conflitos e uma linha narrativa constante na felicidade do casal, interpretados pelos estreantes Rafael Cardoso (Thomás) e João Gabriel Vasconcellos (Francisco), meninos que mesmo sendo irmãos apenas por parte de mãe, papel de Julia Lemmertz, acabam tendo uma relação mais próxima do que de costume.
Com forte temática GLBT do começo ao fim, Abranches constrói um filme ótimo para curiosos e apreciadores do cinema, que poderão tirar a prova e comentar sobre suas impressões, já que a fotografia e qualidade dos atores é sem dúvida uma das melhores vistas atualmente no cenário brasileiro. Uma pena que a trilha sonora decepciona um pouco, mesmo assim uma ótima dica para o fim de semana.
Fabio Allves é publicitário apaixonado por cinema, moda e comunicação. Escreve também no seu blog pessoal AllAbout e no Moda para Homens.