Por Victor Vasques
Uma aliança de casamento. Ah, a doce argola de metal que pode custar um carro popular e que consegue deixar muitas mulheres tão fascinadas como um Gollum.
Não importa se sua noiva é mais tradicional ou criativa, ela vai querer (e algumas vezes exigir) este pequeno símbolo de amor.
Agora experimente falar que vai comprar uma aliança feita do mesmo jeito que os ferreiros japoneses forjavam as espadas dos samurais. Provavelmente ela dirá “não” e cortará sua cabeça tão rápida quanto um ninja.
a aliança possui ouro branco e vermelho 14 k, foi feita à mão e não possui outra igual
Mas tente explicar para ela que a aliança possui ouro branco e vermelho 14 k, foi feita à mão e não possui outra igual no mundo. Ah, agora sim a história será diferente.
Produzida pelo metalúrgico (ou seria artesão?) James Binnion, as alianças são frutos de uma profunda pesquisa encima da técnica pouco usual que os ferreiros japoneses usavam para fazer espadas.
Desenvolvida a cerca de 400 anos atrás, a técnica consiste em unir duas ou mais camadas de metal de forma alternada. Nas mãos de Binnion, esta técnica resulta alianças com design único e surpreendente, lembrando muito o visual de um “mármore de metal” .
O preço? A James Binnion Metal Arts pede que os interessados entrem em contato por e-mail. Não deve ser nada barato, afinal, não é qualquer dia que um hobbit ou um samurai aparece na sua porta com um anel.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.