Portfolio - O gênio Steve Schapiro e o álbum de família dos Corleones • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Portfolio – O gênio Steve Schapiro e o álbum de família dos Corleones

Por Victor Vasques

Eu acredito que existem dois tipos de personagens no cinema, aqueles que são ícones imortais e aqueles que são mitos e transpõem gerações.

Marlon Brando no papel de Don Vito Corleone é um exemplo claro deste tipo de “mito”. Ok, confesso que este texto é escrito por um apaixonado pela série de Francis Coppola, mas atire a primeira pedra quem tem uma opinião diferente.

No entanto hoje não estou aqui para discutir o personagem criado por Mario Puzo, mas para apresentar o fotógrafo responsável pelas imagens que tornaram-se ícones do mundo mafioso criado pelo autor siciliano.

Steve Schapiro começou sua carreira em 1961 como freelancer em fotojornalismo, área onde atuou para revistas como a New York Times Magazine e Life e produziu imagens lendárias do assassinato de Martin Luther King Jr.

No entanto foi na área da cultura e do entretenimento que Schapiro encontrou seu lugar e na década de 70 começou a produziu material para cartazes de filmes, entre eles Godfather, Taxi Driver e Rambo.

Foi destes trabalhos que surgiu o livro “The Godfather Family Album“, uma série limitada da editora Taschen com mais de 400 fotografias inéditas das filmagens dos três filmes da trilogia da família Corleone.

O livro ainda inclui textos do crítico e historiador de cinema Paul Duncan e entrevistas com Marlon Brando, Al Pacino, Robert De Niro, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. O valor desta raridade? A edição de luxo, com apenas 100 cópias, custa US$ 4 mil (todas autografadas pelos autores) e a “semi luxo” com tiragem de 1000 cópias custa US$ 1800. Todas, infelizmente, já esgotadas.

Caro? Não muito, já que as fotografias de Schapiro são verdadeiras obras de arte. Arrisco em dizer que assim como Marlon Brando está para o cinema, Schapiro está para a fotografia. Um verdadeiro gênio!

Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.