Atropelando o Blackberry OS como um trem em alta velocidade e almejando o primeiro lugar do iOS, da Apple, o Android tem aberto caminho para o Google no mercado mobile.
Segundo a ChangeWave Research, o sistema operacional mobile do Google possui 32% de market share (porcentagem do mercado), contra apenas 4% da BlackBerry e 46% da Apple.
No entanto, não é só nesse quesito que o pequeno robozinho verde assusta os concorrentes. Salvo os 70% dos Applemaníacos, o Android é o sistema com consumidores mais satisfeitos, com cerca de 50% – contra 27% do Windows OS e 26% do Blackberry. Um verdadeiro PacMan de consumidores mobile!
No entanto o Google não para por aí e nas últimas semanas apresentou seu novo “Market” para aplicativos. Com visual totalmente remodelado, o Google mostra que após dominar o mundo virtual, agora pretende investir no visual dos seus produtos.
Ainda indisponível no Brasil, o Com limão foi testar o novo Google Market Place e concluiu que a mudança foi monstruosa. Muito mais organizado, com navegação mais intuitiva e destaques por seções, o novo Market ainda tem como novidade o aluguel de filmes e livros. Iniciativa que deve não deve deixar Steve Jobs dormir em paz por um bom tempo.
Tudo indica que o Google não vai desistir tão cedo de conquistar o primeiro lugar no mercado de celulares e não deve parar de crescer tão cedo.
Quem deve ficar triste com isso são os donos da start up minúscula que, em 2005, foi vendida para o Google por um valor tão pequeno, que na época escapou das exigências de ser revelado publicamente. Acredito que eles nem imaginavam que seis anos depois a marca Android estaria valendo mais de 2 bilhões de dólares e brigando pela liderança.