Não importa qual o seu candidato, seja ele um popstar político ou um conhecido do bairro, a campanha eleitoral no Brasil sofre com a falta de uma identidade visual decente. A coisa está tão feia (literalmente) que alguns candidatos deveriam ser presos por “atentado ao design brasileiro”.
Sei que alguns dirão, “Mas Victor, estamos falando de uma eleição, o design não é tão importante”. Para estes eu apenas indico o site/livro Design for Obama. O designer que nunca tentou entender o case de 2008 e ignora a campanha americana em 2012, precisa rever alguns conceitos e correr para ver o que anda sendo feito em terras gringas.
Mas não quero falar de trabalho do exterior e, sim, do belo design brasileiro. Se nas campanhas vimos coisas horrorosas, me surpreendi com a qualidade (técnica e visual) da cobertura – em tempo real – dos resultados das eleições 2012.
UOL: O design sério e conservador (mas excelente!)
O portal UOL apresentou um belo visual para o “ao vivo” dos resultados. Com a tradicional foto dos candidatos, o portal permitia que o usuário escolhesse seus candidatos preferidos e montasse um “placar eleitoral”. Com cores discretas e muito cinza, o design escolhido pelo portal foi conservador, mas a aplicação resultou em um bem organizado ranking.
Globo.com: Cores vivas e atualização constante
Esta foi a minha cobertura preferida. A equipe de designers preferiu seguir com uma linha visual que me passou a sensação de algo mais jovem e clean. As fotografias dos candidatos estavam lá, mas a opção foi inseri-las colorida.
Com espaços e tipos grandes, o “ao vivo” da Globo.com dava a sensação de ser mais direto. Mais fácil de achar a informação e sem firulas. A porcentagem de urnas apuradas aparecia logo no topo, à direita.
Terra: Tabela e sensação de “Por Que?!?!?!”
De algum tempo para cá o Terra tem se mostrado um ótimo portal para acompanhar eventos ao vivo. Na Olímpiada deste ano o portal mostrou como se trabalhar em tempo real e shows internacionais tem se tornado comum no portal. No entanto, o design para acompanhar os resultados das eleições 2012 foi… uma tabela cinza!
A sensação era de “por que fizeste isso?!”. Sem pouca diferenciação entre o peso dos textos, nenhuma cor e organização confusa, o Terra poderia ter desempenhado um papel melhor. Fica para a próxima.