Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

O resultado das Eleições 2012: O design nas coberturas ao vivo

Não importa qual o seu candidato, seja ele um popstar político ou um conhecido do bairro, a campanha eleitoral no Brasil sofre com a falta de uma identidade visual decente. A coisa está tão feia (literalmente) que alguns candidatos deveriam ser presos por “atentado ao design brasileiro”.

Sei que alguns dirão, “Mas Victor, estamos falando de uma eleição, o design não é tão importante”. Para estes eu apenas indico o site/livro Design for Obama. O designer que nunca tentou entender o case de 2008 e ignora a campanha americana em 2012, precisa rever alguns conceitos e correr para ver o que anda sendo feito em terras gringas.

Mas não quero falar de trabalho do exterior e, sim, do belo design brasileiro. Se nas campanhas vimos coisas horrorosas, me surpreendi com a qualidade (técnica e visual) da cobertura – em tempo real – dos resultados das eleições 2012.

design-resultado-eleicoes-prefeito-2012-com-limao

UOL: O design sério e conservador (mas excelente!)

O portal UOL apresentou um belo visual para o “ao vivo” dos resultados. Com a tradicional foto dos candidatos, o portal permitia que o usuário escolhesse seus candidatos preferidos e montasse um “placar eleitoral”. Com cores discretas e muito cinza, o design escolhido pelo portal foi conservador, mas a aplicação resultou em um bem organizado ranking.

design-resultado-eleicoes-prefeito-2012-com-limao

Globo.com: Cores vivas e atualização constante

Esta foi a minha cobertura preferida. A equipe de designers preferiu seguir com uma linha visual que me passou a sensação de algo mais jovem e clean. As fotografias dos candidatos estavam lá, mas a opção foi inseri-las colorida.

Com espaços e tipos grandes, o “ao vivo” da Globo.com dava a sensação de ser mais direto. Mais fácil de achar a informação e sem firulas. A porcentagem de urnas apuradas aparecia logo no topo, à direita.

design-resultado-eleicoes-prefeito-2012-com-limao

Terra: Tabela e sensação de “Por Que?!?!?!”

De algum tempo para cá o Terra tem se mostrado um ótimo portal para acompanhar eventos ao vivo. Na Olímpiada deste ano o portal mostrou como se trabalhar em tempo real e shows internacionais tem se tornado comum no portal. No entanto, o design para acompanhar os resultados das eleições 2012 foi… uma tabela cinza!

A sensação era de “por que fizeste isso?!”. Sem pouca diferenciação entre o peso dos textos, nenhuma cor e organização confusa, o Terra poderia ter desempenhado um papel melhor. Fica para a próxima.

 

Leia também

Podcast

No segundo episódio do Com limão Drops, conversamos com Ana Bellino, superintendente de Produtos, Marketing e UX do digio, plataforma digital de serviços financeiros;...

Design

Quem passa horas na frente do computador (meu caso desde que me formei em design), sabe a importância de uma boa cadeira. Muito mais...

Apple

Com relatos de consumidores, campanha nacional da Apple mostra as vantagens de escolher um iPhone na hora de comprar um novo smartphone.

Design

Um design que expressa uma cultura e um símbolo nacional. Já fazia algum tempo que não via um projeto tão bem embasado e agradável...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.