Tecnologia
Coin: A promessa de unificar os cartões de débito e crédito
Imagine reunir todos os seus cartões (débito, crédito, etc.) em um só dispositivo. Pelo menos esta é a promessa do Coin! O cartão possui Bluetooth integrado e…
Imagine reunir todos os seus cartões (débito, crédito, etc.) em um só dispositivo. Pelo menos esta é a promessa do Coin! O cartão possui Bluetooth integrado e…
Imagine reunir todos os seus cartões (débito, crédito, etc.) em um só dispositivo. Pelo menos esta é a promessa do Coin! O cartão possui Bluetooth integrado e compatibilidade com iOS e Android, com isso é possível guardar todos os dados de cartões em um só e usá-lo como substituto, basta apertar o botão e escolher o cartão no visor e-ink.
A primeira versão custa US$ 50 e não comporta chip ou PIN EMV (aquele chip do cartão de débito/crédito), mas a promessa é que as novas versões incluirão o sistema.
A ideia parece interessante, mas eis que me vem uma pergunta na mente: E se eu perder o Coin? De acordo com o a empresa, o Coin usa conexão Bluetooth LE para se conectar o smartphone e quando essa conexão é perdida, o cartão fica inoperante.
Sinceramente, não acredito que o Coin seja a melhor solução, ainda mais em um mundo em que os crimes digitais só tem crescido (segundo a Fecomercio-SP, o número de vítimas cresceu 5,2% em 2013).
Basta pensarmos nos conceitos atuais de computação, se a ideia da nuvem é descentralizar a informação, por que vamos concentrar todos os nossos dados em um só cartão? Por mais “impossível” que seja quebrar a criptografia, sempre existirá uma mente genial para descobrir como burlar as seguranças. Ainda mais quando ela é conectada via uma rede sem fio. O que acham?