Imagina fotografar usando ISO 3.200.000! De acordo com os pesquisadores da Universidade de Tecnologia Nanyang (NTU), em Singapura, isso não está longe de virar realidade.
Wang Qijie, professor assistente da NTU, e Liu Tao, estudante de PhD, desenvolveram um sensor mil vezes mais sensível que os atualmente disponíveis no mercado. O novo sensor é capaz de detectar um amplo espectro de luz, o que permite o aumento da resolução em qualquer tipo de câmera.
“Nós mostramos que é possível criar sensores de fotos baratos, sensíveis e flexíveis com um grafeno (rede de átomos de carbono). Nós esperamos que a nossa inovação tenha um grande impacto, não apenas para os consumidores da indústria de imagens, mas também em satélites de imagem e na indústria de comunicação”, afirma Wang Qijie.
Para nós, meros mortais amantes da boa fotografia, a criação da dupla deve trazer câmeras com qualidades extremas com um preço acessível. Basta sentar e aguardar.
Em tempo, o campus da Universidade de Tecnologia Nanyang é um espetáculo à parte. Com uma arquitetura nada convencional, os telhados forma rampas com jardins imensos. Fantástico!
Fonte: Science Daily – Clear Photos in Dim Light: New Sensor a Thousand Times More Sensitive Than Current Camera Sensors