Tecnologia
Cristais do Aquaman: Uma tecnologia para dominar os mares
Viver embaixo d’água nunca foi um superpoder muito valorizado. Basta olharmos para o Aquaman e a sua marginalização e personagens como a belíssima Aspen Matthews…
Viver embaixo d’água nunca foi um superpoder muito valorizado. Basta olharmos para o Aquaman e a sua marginalização e personagens como a belíssima Aspen Matthews…
Viver embaixo d’água nunca foi um superpoder muito valorizado. Basta olharmos para o Aquaman e a sua marginalização e personagens como a belíssima Aspen Matthews (Aspen quem?! Exato, esta desconhecida era protagonista dos quadrinhos “Fathom”, mas a série da Top Cow só durou um punhado de edições entre 1998 – 2002 e hoje é publicada pela quase desconhecida Aspen MLT. Triste, porque a história era bem legal).
No entanto, um grupo de pesquisadores dinamarqueses decidiu investir na ideia e encontraram uma forma de respirar embaixo d’água. Usando cristais de cobalto, o sistema (apelidado carinhosamente de Cristais do Aquaman) permite extrair e armazenar oxigênio com uma pequena quantidade de cristais, fazendo com que mergulhadores não precisem usar quilos e quilos de equipamento.
Segundo Christine McKenzie, professora da Universidade de Syddansk e participante do estudo, o grande desafio em tornar os Cristais de Aquaman em algo comercial é a complexidade da fórmula química, o que torna difícil sintetizar grandes quantidades do cristal.
Uma curiosidade interessante é que o estudo foi publicado pela primeira vez em 23 de julho de 2014, mas – por algum motivo – tem se espalhado nas redes sociais exatamente um ano depois. De qualquer forma, ainda é uma notícia bem interessante.