O Google já começa a dar sinais que a Alphabet será algo bem grande. Nesta terça (18/08), a empresa americana lançou seu mais novo empreendimento, o Project Sunroof. Com foco em sustentabilidade energética, a ferramenta online mostra aos proprietários de casas se vale a pena ou não instalar um sistema fotovoltaico em casa (as famosas placas solares). Usando o Google Maps/Earth, o aplicativo mostra o potencial de captação de energia solar em telhados de cada casa.
O Project Sunroof surgiu após a empresa verificar que muitas pessoas faziam pesquisas na internet para obter informações sobre energia solar, um fator decisivo para o Google criar o que achou de “um mapa do tesouro da energia solar”.
Esta não é a primeira iniciativa do Google na área. Além de investir bilhões no desenvolvimento de uma usina solar, a Ivanpah Solar Electric Generating System, construída no deserto de Mojave, no sul da Califórnia, a empresa é uma das sócias de Elon Musk no projeto SolarCity, que visa ser uma linha de crédito para pequenos empresários investirem na compra de sistemas fotovoltaico.
Infelizmente a ferramenta ainda não chegou no Brasil e está sendo testada apenas na baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, mas a proposta é que se estenda para outros 50 estados americanos em breve.
Além de mostrar quanto de luz solar seu telhado atinge, o Project Sunroof também faz uma comparação do valor de energia elétrica paga pelo consumidor (para isso, o usuário precisa digitar as informações) e ver o quanto ele economizaria com os painéis solares. Para o funcionamento correto do site, é levado em conta a quantidade de árvores e edifícios nas proximidades (é considerado a sombra que eles produzem), orientação do telhado e clima do local. Se já não bastasse tudo isso, a ferramenta ainda ajuda a encontrar fornecedores locais da tecnologia, facilitando a compra do sistema.
Depois de tudo isso, só nos resta torcer para que a tecnologia chegue o quanto antes aqui no Brasil, assim não tenhamos mais “desculpas” para sermos cada vez mais sustentáveis e verdes!