Project Sunroof: Um mapa para o mundo verde e a energia solar • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Tecnologia

Project Sunroof: Um mapa para o mundo verde e a energia solar

O Google já começa a dar sinais que a Alphabet será algo bem grande. Nesta terça (18/08), a empresa americana lançou seu mais novo empreendimento, o Project Sunroof. Com foco em sustentabilidade energética, a ferramenta online mostra aos proprietários de casas se vale a pena ou não instalar um sistema fotovoltaico em casa (as famosas placas solares).  Usando o Google Maps/Earth, o aplicativo mostra o potencial de captação de energia solar em telhados de cada casa.

O Project Sunroof surgiu após a empresa verificar que muitas pessoas faziam pesquisas na internet para obter informações sobre energia solar, um fator decisivo para o Google criar o que achou de “um mapa do tesouro da energia solar”.

Esta não é a primeira iniciativa do Google na área. Além de investir bilhões no desenvolvimento de uma usina solar, a Ivanpah Solar Electric Generating System, construída no deserto de Mojave, no sul da Califórnia, a empresa é uma das sócias de Elon Musk no projeto SolarCity, que visa ser uma linha de crédito para pequenos empresários investirem na compra de sistemas fotovoltaico.

Infelizmente a ferramenta ainda não chegou no Brasil e está sendo testada apenas na baía de São Francisco, na Califórnia, e em Boston, mas a proposta é que se estenda para outros 50 estados americanos em breve.

Além de mostrar quanto de luz solar seu telhado atinge, o Project Sunroof também faz uma comparação do valor de energia elétrica paga pelo consumidor (para isso, o usuário precisa digitar as informações) e ver o quanto ele economizaria com os painéis solares. Para o funcionamento correto do site, é levado em conta a quantidade de árvores e edifícios nas proximidades (é considerado a sombra que eles produzem), orientação do telhado e clima do local. Se já não bastasse tudo isso, a ferramenta ainda ajuda a encontrar fornecedores locais da tecnologia, facilitando a compra do sistema.

Depois de tudo isso, só nos resta torcer para que a tecnologia chegue o quanto antes aqui no Brasil, assim não tenhamos mais “desculpas” para sermos cada vez mais sustentáveis e verdes!

Leia também

Futuro

Saiba mais sobre o Gemini, o revolucionário modelo de IA multimodal do Google, que promete transformar as aplicações.

Futuro

Google anuncia chegada de IA generativa na Busca em português e que pode ser acessada como experimento do Search Labs, outra novidade lançada no...

Apple

O que você vai ler? Em meio ao frenético cenário de avanços em inteligência artificial (IA), a Apple parece estar trabalhando silenciosamente em uma...

Design

Na última semana, o Google apresentou uma nova versão para desktop do seu serviço de notícias. Após um redesign profundo, o Google Notícias promete...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.