Design
Designer brasileiro cria livro objeto FANTÁSTICO!
Em setembro de 2006, o Com limão nasceu com o objetivo de fomentar o design brasileiro. Desde então, temos publicado inúmeros portfolios e trabalhos tupiniquins. Mas a…
Em setembro de 2006, o Com limão nasceu com o objetivo de fomentar o design brasileiro. Desde então, temos publicado inúmeros portfolios e trabalhos tupiniquins. Mas a…
Em setembro de 2006, o Com limão nasceu com o objetivo de fomentar o design brasileiro. Desde então, temos publicado inúmeros portfolios e trabalhos tupiniquins. Mas a estrela do post de hoje é especial.
Além de ser um trabalho fantástico e feito por um iniciante no design, o projeto tocou em um tema que sempre me interessou muito, a Segunda Guerra Mundial. Não é só isso! O projeto não faz parte de nenhum TCC (trabalho de conclusão de curso), pelo contrário, é o projeto final de uma “mera” disciplina. Quem dera todos os alunos fossem assim!
O “briefing” dado pelos professores foi bem simples: Associar um assunto específico com os elementos do design editorial, indo da curadoria do conteúdo até o processo de produção gráfica. O resultando você confere abaixo!
Desenvolvido pelo estudante de Design Gráfico da Universidade do Estado de Minas Gerais, Gustavo Vitulo, o livro objeto “Linhas de Guerra” mostra como a história do design gráfico e editorial foi fortemente influenciada pela Segunda Guerra Mundial. O desenvolvimento da tecnologia e a necessidade do design gráfico como ferramenta de divulgação da guerra trouxeram novas possibilidades, enquanto o surgimento de alguns movimentos artísticos, como o modernismo, mudou a maneira de pensar da sociedade na época.
Ainda hoje, apesar de uma breve existência de apenas 14 anos, a Bauhaus fascina por sua vitalidade – Trecho do livro “Linhas de Guerra”
Dentro do livro, duas linhas do tempo distintas foram definidas. Para o editorial, um pontilhado que lembra o modernismo e para a guerra, tracejados que remetem às rotas dos mapas na época.
Já o grid (todo modular) é baseado no mapa-múndi, com 24 subdivisões contando com as páginas espelhadas. Para complementar a experiência, foram desenvolvidos alguns postais de momentos importantes da guerra, que sofreram algumas intervenções para simular o desgaste do tempo, como dobras, rasgos e queimaduras.
Abaixo você confere uma galeria de imagens do livro. Resumindo: Que trabalho fod*!! E pensar que o Gustavo ainda é um estudante de design, só dá mais ânimo para disseminar o design brasileiro. Que venham mais 9 anos de Com limão e vários outros Gustavos com seus livros objetos!
Obs: Além de um excelente trabalho, Gustavo também tem iniciativa. Foi ele quem entrou em contato com a nossa equipe, via Facebook, para apresentar o projeto e sugerir a pauta. Nota 10 pelo trabalho e nota 10 pela iniciativa. Parabéns, Gustavo!