9 anos: Uma pequena vida no Com limão • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Crônicas

9 anos: Uma pequena vida no Com limão

Há 9 anos, ainda dando os primeiros passos no Design, decidi abrir um blog. Usando o finado Blogspot, nascia o Com limão e o seu primeiro post. Sem pretensão nenhuma, escrevi pouco mais de três linhas sobre a emissão de CO² e o site Breathing Earth. A ideia não era ter sucesso ou popularidade, era apenas mostrar para os meus 13 colegas de faculdades que design digital não significava codificar (a repulsa por HTML e cia. bloqueava o interesse deles pelo digital).

Nove anos… Em uma criança, é neste período que o senso crítico está mais acentuado. É nesta idade que começamos a cobrar os outros e a nós mesmo. Acredito que o Com limão, como uma criança que vai aprendendo o mundo, chegou nesta fase. 2015 tem sido um dos anos mais críticos. Como um amigo costumava falar, o Com limão só publicava o lado bom das coisas. Era verdade, queria mostrar para o mundo trabalhos legais, iniciativas interessantes, ideias criativas. No entanto, ser crítico também tem seu lado bom, nos faz pensar.

No entanto, ao contrário de alguns seres digitais (principalmente aqueles que habitam as redes sociais e adoram apontar o dedo), o Com limão precisava amadurecer para acentuar o senso crítico. Por mais que o Victor sempre estivesse à frente do site, o Com limão tornou-se um organismo independente.

Durante estes anos, vimos mais de 30 colaboradores passarem pelo site. Design sempre foi o foco, mas também já discutimos sobre guerra, opinamos sobre cinema, economia e por aí vai. Cada ponto e vírgula sempre passou pelo nosso senso crítico. É isso que eles (no caso, vocês) querem ler? Isso vai acrescentar algo na vida do leitor? Não importa quantos mil leitores passarem pelo site todos os dias, enquanto tiver 1 ativo, estarei escrevendo e garimpando conteúdo.

Quem somos hoje? Em uma analogia, o Com limão é igual a pequena Samantha Young, em 2010. Uma criança que só quer se divertir, puxar o rabo do crocodilo (ou seria do conteúdo?) e dominá-lo. Talvez daqui 9 anos, vamos olhar para trás e pensar ”o que estávamos fazendo?!”.

Até lá, só quero dizer: Obrigado, leitores! Obrigado, assessores de imprensa! Obrigado, artistas que foram pauta. Por fim, mas não menos importante, queria agradecer a todos os colaboradores que fazem parte do Com limão. Os atuais, os que já passaram por aqui e até aqueles que já se foram. Obrigado!

Leia também

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Design

André-Gustave Citroën nasceu em 5 de fevereiro de 1878 em Paris, França, e foi um dos visionários mais inovadores da indústria automotiva. Além de...

1Bitcoin

As criptomoedas e blockchain são recorrentemente colocadas em questionamento por pessoas que não acreditam em sua utilidade, especialmente em ciclos de baixa. Nestes momentos,...

Design

Em 18 de novembro de 1928, o personagem mais amado do mundo fazia a sua primeira aparição oficial. A data marca o lançamento do...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.