A VEVO será a MTV da Era Digital? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

A VEVO será a MTV da Era Digital?

A resposta para a pergunta do título é sim, a VEVO tem tudo para ser a MTV da Era Digital. Mas vamos com calma, porque a análise é mais profunda do que imaginamos e nem tudo são flores.

Para quem não conhece a VEVO, a empresa norte-americana é reconhecida como a primeira plataforma de vídeo premium da internet, especializada em música e entretenimento. Ela é resultado de uma joint venture das gravadoras Universal Music e Sony Music e do Grupo de investimento Abu Dabhi. Em resumo, se você assiste clipes na internet, você consome parte do conteúdo da VEVO.

Em uma analogia crua, o início da VEVO é semelhante a MTV. Ambas começaram com videoclipes, em suas respectivas plataformas e viraram sucesso entre o público teen. O passo seguinte da MTV foi a criação de conteúdo próprio e, por ironia do destino (ou não), este é o próximo passo da VEVO.

Anunciado no começo da semana, a empresa estreia em novembro o programa VVV (o formato já existe nos EUA). Serão 6 quadros, estrelado por youtubers famosos, chamados pela VEVO de “novos rockstars da internet”. Tenho um certo receio sobre o termo, mas vou explicar mais para frente.

“Ao analisar a nossa base de audiência, percebemos que 65% é formada por jovens, com isso, chegamos aos youtubers” – Fátima Pissarra, Dir. Geral de Operações da VEVO no Brasil

O grupo, formado por Julio Cocielo, Gabriel Vilhena, Christian Figueiredo, a dupla TerrorBionic & Coelho e Malena, terá como âncoras o youtuber Léo Bacci e a atriz Érica Ribeiro. Até aí tudo bem. Uma estratégia inteligente, trazer influenciadores que já conversam com o público teen (segundo a VEVO, jovens entre 13 e 24 anos) e reunir todos em um bloco de 10 minutos.

Para completar colocar ordem na casa, a VEVO contratou o diretor Julio Piconi (ex-MTV e TV Globo). Aliás, Piconi é um cara com grande experiência no campo que a VEVO tem interesse. Diretor experiente, foi responsável por diversos programas na finada MTV.

Nem tudo são flores: Aprendendo com os erros da MTV

A VEVO não está inventando a roda. Contratar talentos que falam com o público teen e ter um acervo musical enorme era a essência da MTV. Mas, e é neste ponto em que as duas empresas se diferenciam, a VEVO já nasceu na Era Digital e para Era Digital. Não é só isso, outra diferença entre as duas empresas é foco.

Perder o foco foi a pneumonia na morte agonizante da MTV. Bastava olhar a grande para entender a confusão de interesses. Lobão vinha logo após um reality show. O público não se mantinha no canal, assistia pedaços da programação, até que desistia. Não havia um “storytelling programático”. A MTV oscilava de MariMoon a Lobão, passando por enlatados americanos e ausência de clipes. A identidade se perdeu. O canal não era feito para adultos (que viram a sua adolescência marcada pelo canal) e nem para os novos teens, nascidos em um mundo com duas telas e integrados ao ambiente digital.

A VEVO dá sinais que não cairá na mesma armadilha. Os programas, apesar de reunir 6 youtubers com perfis diferentes, possui uma essência em comum, a música!

FAIXA BÔNUS: As marcas de Ariana Grande

Como estou falando de VEVO, quero aproveitar para fazer um pequeno comentário. Na tarde de ontem, a cantora Ariana Grande (mais uma musa da galera teen) publicou o novo clipe “Focus” no seu canal oficial.

Confesso não gostar do estilo musical dela, mas não quero cair neste mérito/gosto pessoal. Uma coisa que chamou atenção foi o placement da Samsung. Logo nos primeiros segundos do clipe, close no smartphone da marca coreana e sua funcionalidade de escrita na tela, com direito a caneta stylus de coadjuvante.

 

Em uma busca rápida, descobri que esta não é a primeira vez que Ariana faz isso. No clipe “One Last Time”, close no logo da FIAT, aos 26 segundos. Goste ou não do estilo da Ariana, uma coisa temos que tirar o chapéu, a cantora de 22 anos sabe fazer dinheiro de forma inteligente.




[Atualização] Confira abaixo a lista completa de Youtubers do VVV e seus respectivos blocos no programa:

  • Julio Cocielo (“Fala Canalha”) – O fenômeno Julio Cocielo se consagrou no Youtube com o “CanalCanalha”, no qual mescla cenas de seu cotidiano com mashups de músicas populares. Atualmente, possui mais de 254K de fãs no Facebook, 1,1MM de followers no Instagram, 837K de seguidores no Twitter e mais de 3,3MM de subscribes no seu canal, com uma média de 200,4MM de views. Cocielo comanda o quadro “Fala Canalha”, uma saga que desvenda “verdades secretas” de famosas histórias do mundo da música. Julio prova teorias malucas por meio de diálogos energéticos, remix de videoclipes e personagens engraçados.
  • TerrorBionic & Coelho (“Clipplay”) – Dois dos maiores gamers do mundo digital, os famosos Thiago Cruz (TerrorBionic) e Guilherme Coelho (Matei Formiga) narram em seus canais os mais diversos games, de forma divertida e angariando cada vez mais públicos com seus vídeos que chegam a reter 100% da audiência. Seus canais no Youtube possuem 1,5MM e 1,7MM inscritos, respectivamente, e não poderiam ficar de fora da VEVO. No VVV, TerrorBionic & Coelho comandam o “Clipplay”, que é uma adaptação do que a dupla já faz com games (gameplay), mas agora para o mundo da música e dos videoclipes. A dupla traz seus olhares e humor para os vídeos de grande sucesso da VEVO, analisando e comentando os clipes sem papas nas línguas, chegando a conclusões inusitadas e super engraçadas.
  • Christian Figueiredo (“Choque de Gerações”) – Em seu canal de mega sucesso, “Eu Fiko Loko”, Christian já publicou mais de 500 vídeos sobre questões pessoais, tratadas com muito humor (e pitadas de autoajuda). Chris já conquistou mais de 717K fãs no Facebook, 1,3MM de followers no Instagram, 1,7MM de seguidores no Twitter e 3,4MM subscribes no seu canal no Youtube. Na VEVO, seu quadro vai sempre apresentar dois artistas, um representando a nova geração da música e outro a antiga geração. Nele, Christian vai apresentar os artistas para audiência, buscando conteúdo através da internet, fazendo brincadeiras e intercalando entrevistas entre artistas das duas gerações de forma divertida e inédita.
  • Léo Bacci (“Listas do Léo”) – Dono do canal “Bom Dia Léo”, Bacci tem conquistado muitos fãs e seguidores ao falar de coisas cotidianas de forma muito bem-humorada. Com uma média de 20,2MM de views, com 59,4K fãs no Facebook, 170K seguidores no Instagram e 84,5K followers no Twitter, Léo é hoje um dos nomes mais promissores do cenário digital. No VVV, Léo apresenta as famosas listas da internet no quadro “Listas do Léo”, dissecando temas e curiosidades do mundo da música. Léo imprime sua marca registrada ao comentá-las com muito humor e criatividade.
  • Gabriel Vilhena (“Ressaca”) – Consagrou-se como um dos maiores gamers do país pelo canal “Vilhena Gamer”. Atualmente, trata sobre os mais diversos assuntos e temas de humor. Seu canal possui mais de 3,1MM de subscribes, além disso já conquistou 558K fãs no Facebook, 1MM de followers no Instagram e 1,5MM de seguidores no Twitter. Na VEVO, Vilhena dará vida ao esquete “Ressaca” dentro do programa VVV. Com um posicionamento de câmera e gráficos inspirados nos videogames estilo GTA, Vilhena retrata os principais temas que andam sendo cantados pelos brasileiros, trazendo matérias divertidíssimas com interações de artistas e fãs.
  • Malena Nunes (“Vai Malena”) – Apaixonada por games desde pequena e tão viciada quanto sua mãe, tem como objetivo para o seu canal “Malhena0202” entreter e divertir pessoas. Atualmente, possui 160K fãs no Facebook, 279K seguidores no Instagram e 519K followers no Twitter. Malena é a representante feminina do programa VVV, seu quadro “Vai Malena” pesquisa, descobre e seleciona os assuntos mais quentes da internet, discutindo sobre o que está bombando entre fãs e artistas.

Leia também

Tecnologia

A Samsung Brasil lança oficialmente dois novos modelos de Smart TVs, respondendo à crescente demanda dos brasileiros por telas gigantes. Estudos da empresa indicam...

Tecnologia

A Samsung anunciou nesta terça (15), a chegada da sua mais recente inovação no mercado de monitores para jogos: o Odyssey OLED G9. A...

Apple

A Apple anunciou nesta terça-feira (08), o lançamento do Final Cut Pro e do Logic Pro para iPad. Pela primeira vez no ecossistema portátil...

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.