De DiCaprio a LG - Precisamos prestar mais atenção no nosso planeta • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

De DiCaprio a LG – Precisamos prestar mais atenção no nosso planeta

O tão sonhado Oscar de Leonardo DiCaprio chegou. Depois de tantas indicações, o queridinho das redes sociais levou a estatueta para casa. Em seu discurso de agradecimento, os “obrigados” deram espaço para um alerta: “O Regresso é sobre a relação entre homem e natureza. 2015 foi o ano mais quente da história. Mudança climática é uma coisa real! Está acontecendo agora! É a ameaça mais urgente a nossa espécie”, afirmou Leonardo DiCaprio”.

Leozinho está certo! Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda do recurso poderá superar a oferta em 40%. O alarde dos reservatórios de São Paulo é uma demonstração de que a situação precisa ser tratada com seriedade e urgência por entidades públicas, empresas e pela população em geral.

Sim, meus caros! Não basta deixar esta questão apenas nas mãos dos órgãos públicos. A LG, com apoio da Sabesp, realiza desde setembro de 2015 a campanha Disputa de Casas São Paulo – lavando hábitos por uma consciência mais limpa.

Além da economia hídrica e financeira, a ação também propõe aos participantes contribuírem com o meio ambiente, pois os mais de mil cadastros feitos se converteram em mudas que foram plantadas pela organização Iniciativa Verde em Extrema / MG na bacia do Rio Piracicaba que integra as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo. “Cada árvore absorve, da atmosfera para o solo, 3 mil litros de água, em média, o que significa dizer que as árvores plantadas irão captar 3 milhões de litros de água ao longo de sua vida. Alem disso as árvores controlam o processo de assoreamento dos rios e auxiliam na permeabilização da terra, destaca o sócio-diretor da Sagarana Comunicação, idealizadora do projeto, Guilherme Stella.

Pode até parecer uma mera jogada de marketing, mas é legal ver como algumas empresas incorporaram o meio ambiente como uma das primeiras preocupações. A própria LG, consciente que uma lava-roupa consome muita água, desenvolveu o modelo que chega a economizar até 45% em relação a uma máquina convencional. Mostrando que dá para usar a máquina, sem precisar mudar radicalmente o cotidiano (ou alguém aqui quer lavar roupa na mão?). O plano é que a ação ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e consequentemente de mudas plantadas.

A grande verdade é que DiCaprio está certo, precisamos pensar mais sobre a nossa relação entre homem e natureza. Não dá para voltarmos para as cavernas, mas não podemos consumir os recursos naturais de forma desenfreada. Pode tomar um banho demorado esta noite, mas não deixe de plantar uma árvore amanhã, que tal?

Aliás, eu já plantei a minha. A LG mandou um kit para plantar Chuva Dourada, uma árvore que pode variar entre 8 a 20 metros de altura e absorver cerca de 3 mil litros de água do ar para a terra.

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Tecnologia

A Estação Anacapri, situada na prestigiada Rua Oscar Freire em São Paulo, transcende o conceito de uma loja tradicional, emergindo como um símbolo de...

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.