Nesta segunda-feira (11/04), a Universidade Anhembi Morumbi lançou a sua nova identidade visual e… me surpreendeu. A surpresa foi positiva (normalmente santo de casa não faz milagre), mas vou explicar os motivos. Quando meu irmão mandou a mensagem “olha o novo logo da Anhembi”, já gelei. Pensei comigo, lá vem mais uma Oi. Que nada!
Apesar de ter feito MBA em Branding na universidade (veja só a ironia, hoje o destino me leva a escrever sobre a marca que me ensinou parte do que sei sobre branding), prometo que não vou pegar leve e nem ser imparcial (como sempre fui e ultimamente tenho sido bem crítico).
Segundo a Anhembi, “nestes mais de 45 anos da Universidade, esta é a 12ª mudança do logo, sendo a mais representativa. O padrão 3D criado em 2003 e adaptado ao longo da década, evoluiu para um novo logo que segue uma tendência flat e facilita a identificação da marca nos dispositivos móveis”. Temos que concordar. O vídeo abaixo mostra a evolução da marca e da identidade.
A universidade conseguiu ter mais logos do que Olimpíadas neste tempo período, mas tem uma justificativa. “A inovação sempre fez parte da essência e da história da Universidade Anhembi Morumbi”, isso é bem verdade. A identidade visual da AM acompanhou o tempo e o padrão 3D hoje já não fazia mais sentido, transpirando esta inovação da marca na comunicação.
Novo logo: Simples, moderno e educativo
O novo logo é simples nas suas formas, moderno (já que abandonou o 3D sisudo do passado) e educativo, no sentido de ensinar como fazer um logo simples e direto (dá para ler, visivelmente o “A” e “M”). Você pode até não gostar esteticamente – mas isso é gosto e cada um tem o seu – mas em termos técnico, a nova marca é de uma aplicabilidade absurda de simples.
Sem contar que, diferente da Oi (sim, eu já falei e vou repetir) dá para fazer “brincadeiras” com o logo sem ter um milhão de variações. Basta olhar o vídeo de apresentação da nova identidade.
Outro ponto positivo da nova marca, ela tem o poder de uma boa redução, ou seja, dá para fazer ela com 2mm de altura, que você ainda vai identificar o AM.
O processo de criação da nova identidade foi desenvolvido pela Agência de Design POW e contou com o envolvimento da Direção Acadêmica da Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda e também de alunos da Instituição. Parabéns a todos os envolvidos!