Zaxy Trident: Sinto cheiro de co-branding de sucesso • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Zaxy Trident: Sinto cheiro de co-branding de sucesso

O time da Mondelēz Brasil está a todo vapor. Depois de resgatar o Bubbaloo banana, agora é a vez de um co-branding com a marca calçados Zaxy.

Antes de falarmos sobre a sobre a linha de produtos em si, precisamos conversar sobre co-branding. Por definição, co-branding é quando duas ou mais marcas de diferentes segmentos se unem em um produto ou serviço. Infelizmente não é toda marca que sabe fazer um co-branding digno de texto no Com limão (algumas marcas acham que basta criar um produto e colocar as duas marcas na embalagem). No mundo automotivo o co-branding é bem comum e muito bem trabalhado, mas existem inúmeros exemplos:

Coca Cola e OPI: Em 2014, a marca de refrigerantes decidiu lançar uma linha de esmaltes com a OPI. O resultado foram 9 cores inspiradas no portfólio da Coca Cola, incluindo marcas como Cherry, Fanta e Sprite.

 

Porsche e Adidas: A marca alemã de vestuários possui uma parceria de longa data com a Porsche, tanto que as linhas de tênis deste co-branding são feitas em conjunto com a Porsche Design Sport.

co-branding-adidas-porsche-design-com-limao

Apple e Hermès: O terceiro, e último exemplo, é a linha Apple Watch Hermès. A Apple é muito bem reconhecida por seu design. Já A Hermès é uma sofisticada marca de bolsas e acessórios de luxo. Uma união perfeita que resultou na edição com pulseira de couro feitas à mão por artesãos da Hermès, na França, e um mostrador reinterpretado por designers da Apple, na Califórnia.

co-branding-apple-hermes-design-com-limao

Agora que já vimos excelentes exemplos de co-branding, vou falar porquê a Mondelēz Brasil acertou em cheio neste. A Zaxy é uma marca jovem, leve e divertida, valores que conversam perfeitamente com Trident, um gigante do mercado (segundo dados da Nielsen, fechou 2015 com 79,9% de participação em valor na categoria de gomas de mascar). Esses são apenas alguns dos ingredientes de sucesso que vejo nesta parceria. Mas parceria do que?!

A Zaxy e Trident lançaram um chinelo e uma sandália. Isso mesmo, calçados de chiclete. Aliás, o “chiclé” está presente nas sandálias, tanto na textura (com solado mais fofinho, como a goma), quanto nas cores, no design (as tiras da sandália lembram muito Trident) e no aroma – o calçado tem as cores e cheiros que representam a combinação de frutas da nova linha Trident Fruit Mix.

Os modelos contam com três opções de cores inspiradas nos sabores de Trident Fruit Mix, que combinam Limonada + Uva, Framboesa + Melão e Maracujá + Amora, e chegam ao mercado em edição limitada.

co-branding-zaxy-trident-design-com-limao-01

Para Trident, a parceria é o caminho ideal para apresentar a linha Fruit Mix de uma forma inovadora, assim como são as novas combinações de sabores. “Estamos trazendo para o Brasil três versões inéditas e, aproveitando o inusitado, construímos essa ação com a Zaxy, levando o conceito de nossos lançamentos de forma criativa aos consumidores”, Felipe Michelotti, gerente de Marketing de gomas da Mondelēz Brasil.

Marketing olfativo e a receita de um co-branding de sucesso

O primeiro item certeiro deste co-branding está no público. A escolha da Zaxy não foi aleatória, pois ambas marcas possuem o mesmo público consumidor. Já a escolha das marcas foi outro detalhe perfeito. A Mondelēz Brasil poderia negociar uma parceria com a Melissa (tanto Zaxy, quanto Melissa são da Grandene), mas seria um tiro que poderia sair pela culatra. Não só por causa do público, mas por causa de uma coisa chamada marketing olfativo.

Quando falamos sobre marketing olfativo, o case Melissa é um top of mind. Não só isso, o perfume forte e característico da Melissa atrapalharia o aroma da linha Fruit Mix (Limonada + Uva, Framboesa + Melão e Maracujá + Amora), ou seja, com a Zaxy, a Trident pode trabalhar melhor o seu impacto com o marketing olfativo, algo muito importante quando falamos de alimentos. Será que temos um case de sucesso aí? Acho que sim!

Leia também

Comunicação

A LG deu um passo significativo no apoio à cena de e-sports feminina ao se tornar a nova patrocinadora oficial do Fluxo Demons, reconhecido...

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Impacto

Nota do editor: O texto abaixo foi originalmente publicado em 30 de outubro de 2009. Em quase quinze anos, muita coisa mudou, não só...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.