Adidas lança o primeiro tênis de performance feito de fibra biodegradável • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Adidas lança o primeiro tênis de performance feito de fibra biodegradável

A adidas apresentou o primeiro tênis feito com fibra Biosteel, uma fibra de alta performance completamente natural e biodegradável. O protótipo do adidas Futurecraft Biofabric feito em parceria com a empresa alemã de biotecnologia AMSilk, possui fibra 15% mais leve do que as fibras sintéticas convencionais, e também é mais forte do que os materiais naturais já disponíveis.

O material é classificado como “prontamente biodegradável”. Quando o tênis é colocado em água com uma concentração alta de uma enzima de digestão (chamada “proteinase”), leva ao início da base de proteína criada para se decompor em 36 horas. Esse processo é 100% natural. O calçado não irá se dissolver na chuva ou em outras condições climáticas, por exemplo, já que a proteinase é importante para o processo.

adidas-fibra-biodegradavel-tenis-com-limao-02

adidas-fibra-biodegradavel-tenis-com-limao-01

O lançamento dá continuidade as inovações sustentáveis da adidas, que começou pela reciclagem de plásticos em parceria com a Parley for the Oceans e agora atravessa uma fronteira totalmente nova ao investir em soluções que trazem a ciência e a natureza como parte das inovações.

“Em um ano de grandes inovações da adidas, o anúncio da nossa parceria com a AMSilk, e o lançamento do adidas Futurecraft Biofabric, é mais um passo com o nosso compromisso de redefinir a indústria do esporte”, explica o vice-presidente de criação estratégica da adidas, James Carnes. “Ao usar a fibra Biosteel® nos nossos produtos, nós atingimos um nível incomparável de sustentabilidade. Isso é um passo pioneiro que vai além de sustentabilidade e chega a um novo território de inovação biônica”, completa.

O tênis foi lançado durante a renomada conferência Biofabricate em Nova York, onde a adidas e a AMSilk anunciaram a parceria que vai explorar em larga escala o uso da fibra especial nos produtos de performance. “Os tênis de esporte que foram desenvolvidos junto com a adidas são os primeiros produtos do mundo com materiais de alta performance feitos a partir do tecido de biopolímeros. Com esse lançamento, estamos estabelecendo novos padrões em relação a funcionalidade de tecidos renováveis”, destaca o CEO da AMSilk, Jens Klein.

Leia também

Impacto

Inovações de sustentabilidade da Razer incluem o uso de materiais reciclados em periféricos e compromissos para reduzir emissões de CO2.

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Design

LG brilha no IDEA 2023, conquistando prêmios de design com produtos inovadores, como o PuriCare AeroFurniture e a primeira TV OLED dobrável do mundo.

Design

Mergulhe histórias por trás do design do lápis, desde suas origens artesanais até seu lugar como uma ferramenta indispensável de expressão.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.