Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Apple

App Store x Fortnite: Por que Epic e Apple estão brigando?

App Store X Fortnite: Por Que Epic E Apple Estão Brigando?

A primeira bomba foi lançada e a guerra foi declarada. Calma, não é nenhum país atacando outro e as “bombas”, neste caso, são feitas de publicidade. Para explicar melhor toda a confusão envolvendo Epic Games (Fortnite) e Apple, precisamos entender alguns pontos. Procurei ambas empresas para coletar as declarações oficiais e não quero tomar nenhum partido, mas apenas expor os cenários e deixar para que você escolha o lado neste embate.

Começando pelas ações da Epic, a empresa de games anunciou nesta quinta-feira (13), o “Mega Drop”, uma ação que visa diminuir suas ofertas de V-Bucks — moeda utilizada dentro do jogo Fortnite — em até 20% do seu valor real. No entanto, para que isso fosse possível, a empresa apresentou o Pagamento Direto Epic, ou seja, ao invés de você utilizar a plataforma (iOS, Android, PS4 ou Xbox) como intermediário do pagamento, o valor vai direto para a empresa de games, diminuindo o valor em 20%. Segundo a Epic, “atualmente, ao usar as opções de pagamento da Apple e do Google, as empresas coletam uma taxa de 30%, e a queda de preço de até 20% não se aplica. Se a Apple e/ou o Google reduzirem suas taxas sobre os pagamentos no futuro, a Epic repassará essa economia para você [consumidor].”

Eis que a primeira fronteira foi ultrapassada. Com a nova solução de pagamento, segundo a Apple, a Epic infringe as regras e a punição é o banimento do aplicativo. Foi isso que aconteceu com Fortnite para iOS. Fora da App Store, a Epic convocou seus fãs para o campo de batalha e a hashtag #FreeFortnite chegou ao topo dos trending topics em minutos.

O que diz a Apple?

“Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.”, afirma a Apple.

A declaração oficial continua, “a Epic tem aplicativos na App Store há uma década e se beneficiou do ecossistema da App Store – incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store gratuitamente e nós ‘ Estou feliz por eles terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a exigir um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja seguro para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store. ”

O que diz a Epic Games?

“A Apple bloqueou o Fortnite da App Store, removendo a capacidade de todos de instalar e atualizar o jogo em dispositivos iOS, enquanto nos orientava a ‘remover o recurso de Pagamento Direto Epic’. A Apple está mantendo os preços altos para que possam receber 30% dos seus pagamentos e está bloqueando o Fortnite para evitar que a Epic repasse as economias dos pagamentos diretos para você! A Epic tomou medidas legais para acabar com as restrições anticompetitivas da Apple nos mercados de dispositivos móveis.”

A empresa termina o comunicado com um vídeo, divulgado dentro do jogo e em todas as plataformas da marca, onde faz uma alusão a campanha de lançamento do Macintosh, em 1984. Na época, a Apple contratou o diretor Ridley Scott para dirigir o comercial que fazia alusão ao livro de George Orwell e, sem citar a marca, criticava o monopólio da IBM (veja os dois vídeos abaixo).

Atualização #01 – Google Play também retirou o Fortnite da plataforma

Em comunicado, o Google confirma o banimento do jogo na principal loja de aplicativos do Android: “Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.

Leia também

Apple

Como já é tradição há anos, sempre que um novo produto Apple é lançado, o time do iFixit desmonta minuciosamente o produto e mostra...

Apple

AirPods Pro de graça! Parece pegadinha, mas é a promoção de volta às aulas da Apple, que vai presentear os consumidores brasileiros que comprarem...

Apple

No texto de ontem (11), comentei alguns pontos do texto “As previsões da Singularity University até 2038 – Parte I: A próxima década” sobre...

Apple

O iPad Air 4 traz redesign com cores chamativas, processador de última geração, Touch ID no botão superior e excelentes acessórios.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.