App Store x Fortnite: Por que Epic e Apple estão brigando? • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Apple

App Store x Fortnite: Por que Epic e Apple estão brigando?

App Store X Fortnite: Por Que Epic E Apple Estão Brigando?

A primeira bomba foi lançada e a guerra foi declarada. Calma, não é nenhum país atacando outro e as “bombas”, neste caso, são feitas de publicidade. Para explicar melhor toda a confusão envolvendo Epic Games (Fortnite) e Apple, precisamos entender alguns pontos. Procurei ambas empresas para coletar as declarações oficiais e não quero tomar nenhum partido, mas apenas expor os cenários e deixar para que você escolha o lado neste embate.

Começando pelas ações da Epic, a empresa de games anunciou nesta quinta-feira (13), o “Mega Drop”, uma ação que visa diminuir suas ofertas de V-Bucks — moeda utilizada dentro do jogo Fortnite — em até 20% do seu valor real. No entanto, para que isso fosse possível, a empresa apresentou o Pagamento Direto Epic, ou seja, ao invés de você utilizar a plataforma (iOS, Android, PS4 ou Xbox) como intermediário do pagamento, o valor vai direto para a empresa de games, diminuindo o valor em 20%. Segundo a Epic, “atualmente, ao usar as opções de pagamento da Apple e do Google, as empresas coletam uma taxa de 30%, e a queda de preço de até 20% não se aplica. Se a Apple e/ou o Google reduzirem suas taxas sobre os pagamentos no futuro, a Epic repassará essa economia para você [consumidor].”

Eis que a primeira fronteira foi ultrapassada. Com a nova solução de pagamento, segundo a Apple, a Epic infringe as regras e a punição é o banimento do aplicativo. Foi isso que aconteceu com Fortnite para iOS. Fora da App Store, a Epic convocou seus fãs para o campo de batalha e a hashtag #FreeFortnite chegou ao topo dos trending topics em minutos.

O que diz a Apple?

“Hoje, a Epic Games deu o passo infeliz de violar as diretrizes da App Store que são aplicadas igualmente a todos os desenvolvedores e projetadas para manter a loja segura para nossos usuários. Como resultado, seu aplicativo Fortnite foi removido da loja. A Epic habilitou um recurso em seu aplicativo que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da App Store em relação aos pagamentos no aplicativo que se aplicam a todos os desenvolvedores que vendem produtos ou serviços digitais.”, afirma a Apple.

A declaração oficial continua, “a Epic tem aplicativos na App Store há uma década e se beneficiou do ecossistema da App Store – incluindo suas ferramentas, testes e distribuição que a Apple fornece a todos os desenvolvedores. A Epic concordou com os termos e diretrizes da App Store gratuitamente e nós ‘ Estou feliz por eles terem construído um negócio tão bem-sucedido na App Store. O fato de seus interesses comerciais agora os levarem a exigir um acordo especial não muda o fato de que essas diretrizes criam condições equitativas para todos os desenvolvedores e tornam a loja seguro para todos os usuários. Faremos todos os esforços para trabalhar com a Epic para resolver essas violações para que eles possam devolver o Fortnite à App Store. ”

O que diz a Epic Games?

“A Apple bloqueou o Fortnite da App Store, removendo a capacidade de todos de instalar e atualizar o jogo em dispositivos iOS, enquanto nos orientava a ‘remover o recurso de Pagamento Direto Epic’. A Apple está mantendo os preços altos para que possam receber 30% dos seus pagamentos e está bloqueando o Fortnite para evitar que a Epic repasse as economias dos pagamentos diretos para você! A Epic tomou medidas legais para acabar com as restrições anticompetitivas da Apple nos mercados de dispositivos móveis.”

A empresa termina o comunicado com um vídeo, divulgado dentro do jogo e em todas as plataformas da marca, onde faz uma alusão a campanha de lançamento do Macintosh, em 1984. Na época, a Apple contratou o diretor Ridley Scott para dirigir o comercial que fazia alusão ao livro de George Orwell e, sem citar a marca, criticava o monopólio da IBM (veja os dois vídeos abaixo).

Atualização #01 – Google Play também retirou o Fortnite da plataforma

Em comunicado, o Google confirma o banimento do jogo na principal loja de aplicativos do Android: “Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.

Leia também

Apple

Descubra o novo MacBook Air com chip M3: design ultraleve, performance excepcional e inovações em IA. Uma escolha perfeita para quem valoriza potência e...

Apple

Apple Search Ads chega ao Brasil depois de quase 8 anos e permitirá promover apps com segurança e eficácia na App Store, impulsionando downloads...

Apple

Um dos grandes destaques durante o lançamento dos novos processadores M3, da Apple, não foram só os novos iMacs e Macbooks; mas também a...

Apple

Em evento quase surpresa, Apple apresenta novo MacBook Pro, iMacs e processador M3, M3 Pro e M3 Max. Confira as novidades!

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.