O resumo da WWDC 2021: iOS 15, novo Safari e muito mais! • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Apple

O resumo da WWDC 2021: iOS 15, novo Safari e muito mais!

O Resumo Das Novidades Da WWDC 2021: IOS 15, Novo Safari E Muito Mais!

Nada de Macbook Pro, mas muitas novidades. Essa foi a WWDC 2021, evento para desenvolvedores da Apple e que reúne os principais lançamentos para os sistemas operacionais da empresa de Cupertino. Quem nos acompanha no Twitter viu que comentei muita coisa ao vivo, mas agora vamos nos aprofundar em alguns pontos e ver um resumo completo do que foi o evento. Confira!

FaceTime na WWDC 2021: Mais que um app de mensagens, uma plataforma de interação social

Na minha opinião, o Facetime é uma das grandes novidades da WWDC 2021. O aplicativo de mensagens do iOS deixou de ser um concorrente do WhatsApp, para se transformar em uma plataforma de interação social. Isso porque, além do básico dos aplicativos deste universo, o FaceTime agora começa a integrar funcionalidades que são vistas no Zoom/Google Meet, assim como no Amazon Prime Video, entre eles:

Chamada de vídeo com gridview e áudio espacial: Com recurso de supressão de ruídos, que melhoram a voz de quem está na chamada, além de áudio espacial, o novo FaceTime traz recursos já visto em outras plataformas de videoconferência, só que com o toque da Apple, ou seja, melhorado. A supressão de ruídos por inteligência artificial é algo que promete ser incrível e não vejo a hora de aplicar isso no dia a dia.

Facetime - Grid View

Modo retrato e disponível para Android e Win via navegador: Agora dá para utilizar o FaceTime em Modo Retrato, além de criar links para a sua chamada, assim como acontece no Google Meet, Zoom, etc.; possibilitando o acesso via plataformas Android e em qualquer navegador.

SharePlay com Disney+, Twitch e muito mais: Umas das funcionalidades mais interessantes do novo FaceTime é a possibilidade de ver séries, filmes e vídeos em uma party de vídeo. Ao enviar o link para o convidado, ele acessa a plataforma de vídeo (Netflix não está presente nesta lista) e ambos conseguem assistir ao vídeo simultaneamente. Mesmo que um pouco tardio (eu queria isso no meio da pandemia, Tim Cook!), a funcionalidade é bem interessante e possibilita divertidas interações sociais a distância.

iOS - Facetime

Wallet: Muito mais que cartões, chaves de acesso

Se pararmos para pensar, um cartão de crédito/débito é uma chave de acesso para o nosso dinheiro. A Apple entendeu este conceito e levou para o Wallet a possibilidade de cartões de acesso. Agora, além do débito/crédito, você pode ter o seu cartão de acesso da empresa, do quarto de hotel, da sua casa e, até mesmo, dos parques da Disney diretamente no iPhone ou Apple Watch. Nos EUA também será possível ter documentos, como a carteira de motorista.

Focus: Perfis para diferentes momentos

Outra funcionalidade apresentada na WWDC 2021 para o novo iOS 15 é Focus. Uma variação do Não Pertube, essa função permite que você tenha no iPhone diferentes perfis de notificações para diferentes momentos do dia. Por exemplo, está no momento de trabalho e não quer receber notificações das redes sociais, o Focus permite que você tenha essa configuração. Ou está em casa, no fim de semana, e não quer receber aquele alerta chato de e-mail do trabalho? Novamente o Focus vai te ajudar com isso.

WatchOS na WWDC 2021: Foco no bem-estar, privacidade e saúde

É interessante ver como o watchOS tem evoluído como um sistema de bem-estar. Algo bem longe do que se era pensado para um “relógio inteligente” no início da onda de smartwatches. A função de mindfulness foi aprimorada para ser muito mais que um aplicativo de respiração (por mais que só sendo isso, já ajuda bastante) e a ideia de ter porta-retratos como fundo de tela do Apple Watch, com imagens daqueles que amamos é algo muito legal e humano por parte da Apple.

MacOS Monterey: Controle universal, Atalhos e novo Safari

Assim como já é tradição, a WWDC 2021 trouxe a nova versão do MacOS, nesta edição chamada de Monterey. Entre as novidades, Memoji no login, áudio espacial para os AirPods Pro e outros tantos. Mas três destaques saltam aos olhos e são neles que quero focar e comentar:

Atalhos: Já disponível no iOS e iPadOS, os Atalhos ajudam (e muito) na automação de tarefas. Ao ser levado para o MacOS, a funcionalidade permitirá um novo mundo de possibilidades. Como mostrado durante a apresentação, se você é designer, por exemplo, pode criar atalhos que transformam a sua área de trabalho.

Vou tentar ilustrar de forma escrita. Imagine que você está trabalhando no desenvolvimento de uma nova marca, que é o meu caso atual. Quando sento no computador, preciso abrir o Adobe Illustrator, o Adobe Photoshop e o Spotify, porque gosto de trabalhar ouvindo música. Acionando o Atalho, ao sentar para trabalhar, poderia já ter isso tudo ativado e me aguardando para começar o dia.

Além da facilidade, o Atalhos dentro do MacOS fará com que os usuários de Macbook e iMac se acostumem com atividades automatizadas. E aqui faço uma previsão: A automação é o futuro. Em breve, será mais que comum pedir para a Siri acender a luz da sala ou ter atividades rotineiras sendo executadas de forma automática. Mas, para isso, será necessário duas opções: Ou teremos que contratar um especialista, que criará estes atalhos. Ou faremos nós mesmos e de forma personalizada.

Novo Safari: Antes de tudo preciso dizer uma coisa… O novo Safari está lindo! Para quem é designer digital, estudar o projeto de UX/UI do navegador é quase que uma aula obrigatória. No entanto, para quem estuda ou trabalha com marketing, o Safari também é um ótimo exemplo, mas do que não ser feito. Não importa se ele é lindo, se ninguém usa. Até mesmo nos EUA, onde os iMacs são mais presentes, a abrangência do Safari é muito pífia. Além disso, para quem desenvolve websites, por exemplo, sabe que sempre aparece um bug muito específico do navegador. Se a nova versão é um momento de virada, isso só o tempo dirá.

Controle universal entre macOS e iPadOS: Por fim, mas não menos importante, o macOS Monterey traz o Universal Control. Ative a funcionalidade e utilize um único mouse/teclado para o seu iMac e iPad. Pelo o que foi apresentado, ele parece bem fluido e intuitivo, o que tornaria o iPad uma segunda tela de respeito. Imagine você poder trabalhar com dois processamentos independentes, como se fosse uma única área de trabalho. Isso já acontece com alguns aplicativos terceiros, mas arrisco em dizer que essa função nativa será anos-luz à frente de qualquer outro aplicativo.

Veja abaixo um resumo do que foi apresentado para o iOS 15, watchOS 8, iPad OS e MacOS Monterey

watchOs - WWDC 2021
iOs 15 - WWDC 2021
iPadOs - WWDC 2021
MacOs - WWDC 2021

Leia também

Apple

Descubra o novo MacBook Air com chip M3: design ultraleve, performance excepcional e inovações em IA. Uma escolha perfeita para quem valoriza potência e...

Apple

Um dos grandes destaques durante o lançamento dos novos processadores M3, da Apple, não foram só os novos iMacs e Macbooks; mas também a...

Apple

Em evento quase surpresa, Apple apresenta novo MacBook Pro, iMacs e processador M3, M3 Pro e M3 Max. Confira as novidades!

Apple

Vale a pena trocar de iPhone? Confira o review completo do iPhone 15 Pro e descubra as inovações, melhorias e recursos do novo modelo.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.