Semana do Meio Ambiente: Razer faz parceria com ClearBot para limpar oceanos • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

EcoDesign

Semana do Meio Ambiente: Razer faz parceria com ClearBot para limpar oceanos

Semana Do Meio Ambiente: Razer Faz Parceria Com ClearBot Para Limpar Oceanos

Seguindo as comemorações da Semana do Meio Ambiente, mais uma empresa apresentou iniciativas, agora em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos (08). A Razer anunciou uma parceria com a startup de limpeza de resíduos marinhos ClearBot. Em linha com o plano de sustentabilidade #GoGreenWithRazer da empresa, a parceria complementa a vertical de investimentos verdes da companhia, que apoiará startups focadas no meio ambiente e sustentabilidade, oferecendo as melhores ferramentas e recursos para ajudá-las a crescer.

O plástico segue sendo um desafio nos oceanos, são aproximadamente 11 milhões de toneladas de resíduos despejados nas águas a cada ano, e as empresas que trabalham pela limpeza dos oceanos frequentemente enfrentam dificuldades com tecnologia ultrapassadas, altos custos e baixa eficiência. A ClearBot tem como foco projetar robôs que utilizam inteligência artificial (IA) para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos marinhos e coletar informações sobre esses poluentes para proteger a vida aquática. Os robôs da ClearBot são programados para recuperar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável.

Leia também sobre outras iniciativas de limpeza dos oceanos

Estamos extremamente felizes com a oportunidade de trabalhar com uma startup focada em salvar o meio ambiente. A ClearBot tem uma IA única e tecnologia avançada de machine learning que permitirão e capacitarão governos e organizações de todo o mundo a ampliarem seus esforços de sustentabilidade. Pedimos a outras startups inovadoras que procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração enquanto nos empenhamos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras“, afirma Patricia Liu, diretora da Razer.

Pela parceria com a ClearBot, os principais engenheiros e designers da Razer ofereceram voluntariamente seus tempos pessoais e conhecimentos técnicos para ajudarem a transformar um protótipo em um produto que possa ser produzido em escala e comercializado em massa. Com o amplo conhecimento e know-how de fabricação da Razer, a ClearBot evoluiu o design do seu robô para um modelo mais inteligente e eficiente, totalmente automatizado e equipado com recursos de ponta de IA e machine learning, com os quais é capaz de detectar plásticos marinhos em até dois metros de distância mesmo em águas agitadas e coletar até 250 kg de plásticos em apenas um ciclo, funcionando com energia solar (veja no vídeo abaixo).

“As orientações e sugestões do time da Razer para resolver os problemas de resíduos marinhos foram extremamente reveladoras. Somos gratos à equipe que doou seu tempo para este projeto”, disse Sidhant Gupta, CEO da ClearBot. “Com o novo modelo de robô, estamos confiantes para ampliar nosso alcance globalmente a fim de proteger as águas marinhas, começando com parceiros como os operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse no projeto. Junto com a Razer, esperamos realizar mudanças positivas para o mundo.”

Para impulsionar a participação ativa da comunidade durante o Dia Mundial dos Oceanos deste ano, a ClearBot iniciou uma convocação por meio de seu programa de coleta de dados sobre resíduos plásticos marinhos. A comunidade é incentivada a enviar fotos de resíduos plásticos marinhos que são comumente encontrados em águas abertas para o site da ClearBot. A equipe de pesquisa e design irá adicionar essas informações ao banco de dados existente da ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de detecção de resíduos do robô.

Leia também

Impacto

A divisão de ar-condicionado da LG do Brasil anunciou nesta segunda (26), que recebeu antecipadamente o selo A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade...

Impacto

O CO² é um dos grandes inimigos da nossa era, e um dos setores que causam maior impacto em um volume gigante de emissões...

1Bitcoin

Criptomoedas e blockchain são postuladas recorrentemente como um percalço no caminho para a sustentabilidade, ainda assim, é importante ratificar que a tecnologia, surgida na...

Apple

A Apple apresentou nesta terça-feira (08), seus novos produtos: o novo iPad Air, agora com chip M1; o novo iPhone SE com A15 Bionic;...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.