Exclusivo: As tendências criativas para o 2° semestre de 2022
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Exclusivo: As tendências criativas para o 2° semestre de 2022

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir do que os usuários da Shutterstock estão buscando na plataforma de imagem e vídeo, somado aos dados de desempenho da Shutterstock.AI, plataforma de inteligência artificial da empresa, que culminam em um rico relatório de tendências para designers, publicitários e outros criativos.

Neste texto, você verá algumas atualizações destes insights, feitos a partir de 700 bilhões de dados (!) e análise de qual conteúdo criativo está engajando o público. Lembrando que todos os números são analisados e processados pela Shutterstock.AI, resultando em informações baseadas em dados que você pode usar em seus próximos trabalhos criativos.

Digital vs. Material

Falar que o mundo digital é uma tendência parece óbvio (quando não é?), mas a taxa em que termos relacionados vem crescendo em popularidade não pode ser subestimada. É claro que o termo “metaverso” está na boca de 11 de 10 publicitários, mas termos como “gaming room”, “NFT”, “crypto” e “microphone” (este último impulsionado pelos podcasts) seguem em crescimento exponencial neste segundo semestre de 2022, indicando que a onda da web3 ainda está só no começo.

Ironicamente, ao mesmo tempo, e em forte contraste, empreendimentos e prazeres orgânicos e mais analógicos também estão em alta demanda. Os 01110111 ainda não podem reproduzir algumas dessas coisas irresistíveis e tangíveis da vida, como o perfume das flores, o toque da seda, o sabor do mel – ainda não, pelo menos. Colocando termos como “matisse”, “florais”, “flores de Sakura”, “tulipas amarelas” e “azaléias” entre os destaques da tendência.

Fractal, mágico e sustentável

Termos como “fractal”, “fumaça”, “mágico”, “estrelado” e “excitação” são apenas alguns termos que tiveram aumento de mais de 1000% nas buscas por materiais criativos. As pessoas estão sendo atraídas por visuais e temas novos, transformadores e, até certo ponto, fugazes. Prender a atenção das pessoas está cada vez mais competitivo nos dias de hoje – uma boa razão pela qual adicionar um toque “fenomenal” é uma ideia inteligente para chamar a atenção e gerar cliques.

O “fantástico” já era algo sinalizado pelo relatório de janeiro como um dos grandes destaques do ano, mas os dados mostram que as tendências criativas seguiram para uma linha mais orgânica, fluída e abstrata (veja as imagens abaixo). Além disso, “energia + futuro” e “tecnologia sustentável” entraram nestas palavras-chaves e mostram a importância da responsabilidade socioambiental – algo que lembra muito o relatório de tendências que publicamos no InovaSocial, no texto “6 tendências para 2022: Tecnologias e inovações que mudarão o nosso futuro“.

Delícias decadentes e o Chá das 5

A segunda tendência tem um toque de “Chá das 5”, um requinte decadente de uma monarquia inglesa misturado com a doçura de elementos resultando em termos como “honey splash” (“splash de mel”), “cubos de açúcar”, “quadriculado”, “berry”, “trufas” e “flor de lis”. Um dos exemplos do estilo foi a roupa usada pela cantora Billie Eilish, durante o Met Gala 2022, inspirado no quadro do artista norte-americano John Singer Sargent.

Em busca do tesouro escondido

Dizem que a sorte favorece os ousados. Hoje em dia, os criativos estão favorecendo as fortunas. Desde temas que giram em torno da busca por tesouros e aventuras, até a captura de visuais que remetem à corrida do ouro e à exploração em alto mar. Se estiver tingido com um tom de sépia ou parecer queimado nas bordas, pode ter certeza que tem indícios de tendência. Termos como “pepita de ouro”, “terra plana”, “padrão de meados do século” são alguns dos termos com grande crescimento nas buscas, assim como “leme” e “porcelana”.

O conjunto de cristais

Seja por seus poderes e propriedades místicas ou pelo apelo estético universal, cristais e pedras preciosas naturais em projetos criativos estão provando valer seu peso em ouro. Ou esmeralda, ou diamante, jade, opalas, o que você preferir…. Termos como “ametista”, “cristal”, “folha” e “ágata” são algumas das buscas em destaque. É o lado místico da tendência ao “Fantástico” sinalizada no relatório de janeiro.

Leia também

Tecnologia

Descubra o monitor Smart LG MyView, uma combinação de design, produtividade e entretenimento com acesso a streaming e funções inteligentes em um dispositivo premiado.

Futuro

Saiba mais sobre o Gemini, o revolucionário modelo de IA multimodal do Google, que promete transformar as aplicações.

Tecnologia

Evento gratuito no LinkedIn explora como a IA está transformando testes em SAP

Tecnologia

A Shutterstock anuncia inovação no mercado de imagens com a integração de Inteligência Artificial (IA) em sua vasta biblioteca, que abriga mais de 700...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.