Como fotografar de forma profissional com o iPhone?
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Apple

Como fotografar de forma profissional com o iPhone?

Para iniciar o nosso texto do Dia Mundial da Fotografia, gostaria de compartilhar um fato curioso que ocorreu nos últimos dias. Participei de um evento em São Paulo, onde a assessoria exigia “equipamento fotográfico profissional” para ter acesso antecipado. O evento começaria às 12h e, no período da manhã, sem este equipamento, não seria possível participar da prévia.

Nos últimos 15 anos fiz cobertura fotográfica de vários eventos. A lista é longa, mas inclui Stock Car, shows do lendário Paul McCartney, a Rota da Uva no interior de SP e vários outros. Por isso, eu tenho “equipamento fotográfico profissional”. Na conta estão algumas Nikons e Canons, além de várias lentes, filtros e por aí vai.

Mas no Dia Mundial da Fotografia, uma reflexão se faz necessária: Afinal, o que define um equipamento fotográfico profissional? Sempre digo que a fotografia não é feita pela câmera, mas pela “maquininha” que fica atrás dela, ou seja, o fotógrafo. Um bom fotógrafo registra belas imagens até com uma câmera pinhole.

Quando olho para a minha primeira Nikon D40, minha “velha guerreirinha” e companheira de corridas em Interlagos, vejo que hoje esta câmera — que nem é uma full frame — ficou para trás, quando comparada com um iPhone 13 Pro. Mesmo assim ainda tem gente que, ao ver ela com uma lente 55-200mm, solta a frase mais mortal para qualquer fotógrafo: “ah, também! com uma câmera destas!

Talvez quem fala isso, nem imagina que a Apple possui algumas competições de fotografia de tirar o fôlego. Todas feitas 100% com iPhone. O “Shot on iPhone Macro Challenge”, de abril de 2022, trouxe fotografias macro incríveis – leia mais aqui. Além disso, atualmente existem cursos especializados em fotografia com iPhone. A Skillshare, comunidade online de aprendizagem do mundo para pessoas criativas, possui mais de 200 cursos (do básico ao avançado) para quem quer usar o iPhone como câmera fotográfica profissional.

Ainda neste Dia Mundial da Fotografia, a Apple selecionou a foto do brasileiro Wendy Andrade como um dos destaques do #ShotOniPhone. Além dele, outros profissionais da Turquia, Alemanha, Austrália e Islândia foram escolhidos — leia mais aqui.

“Os dispositivos, com tecnologias cada vez mais avançadas, permitiram que toda pessoa com um celular possa aderir à fotografia como hobby ou até mesmo profissão. Ter um celular com câmera boa, no entanto, não é o suficiente. Existem várias configurações e possibilidades dentro desses aparelhos. Nas aulas, é possível aprender como usá-las corretamente, tais como foco, profundidade e composição para criar fotos dignas de um profissional.”, afirma Nicolas Scafuro, VP e Head of International da Skillshare.

5 dicas para fotografar melhor com o iPhone

1. Foco e Exposição: Foco e controle de exposição são recursos essenciais e muito simples de usar na câmera da maioria dos modelos de smartphones, mas muitas pessoas não sabem como usá-los. O foco determina a profundidade do campo de uma foto, ou seja, a sua nitidez. Muitos aparelhos possuem autofoco integrado que funciona perfeitamente para qualquer foto, usando apenas o touchscreen.

Com isso, é possível usar facilmente o foco para destacar apenas um objeto, usando uma pequena profundidade de campo. Outra dica importante usando o foco e controle de exposição é: após focar no objeto que deseja dar destaque, é possível deslizar o dedo para cima e para baixo para ajustar a iluminação da foto. Existe também um modo de exposição automática, que define a melhor exposição para o objeto que se deseja destacar na foto.

2. Macro: Esse é um estilo de foto certamente desejado por amantes da fotografia, comumente usado para capturar detalhes de refeições ou elementos naturais, como flores e plantas. Antigamente, era preciso de uma câmera profissional e uma lente especial para fazer isso. Hoje em dia, já é possível fazer macrofotografias com o iPhone 13 – veja abaixo as fotos que fizemos no lançamento do aparelho.

Algumas dicas simples podem adicionar um efeito profissional na foto. Posicionando a câmera na cena, toque o dedo no objeto ou no elemento mais próximo dele para focar nos detalhes que deseja capturar. Outra maneira de fazer fotos profissionais usando esse modo, é tocar fora do objeto e dar destaque para a cena atrás dele.

3. Panorâmicas: Esse modo tira uma série de fotos à medida que se move o celular da direita para a esquerda, ou vice-versa, transformando tudo em uma única imagem de 180º. Apesar de capturar uma foto comprida, acaba ficando nada agradável visualmente para ser postada nas redes sociais. Esse modo também pode ser usado na posição vertical, basta virar o celular de lado e capturar a imagem seguindo o mesmo passo. Isso dará um aspecto profissional e também será muito útil para fotos de arquitetura.

4. Composição: A composição é o principal aspecto que separa uma foto boa de uma amadora. Isso acontece porque uma foto em uma composição ruim demora mais para nossos olhos processarem todos os elementos presentes na imagem, algo relacionado a como o nosso cérebro entende as imagens que vemos. Por outro lado, a composição correta traz harmonia à foto e, assim, agradável aos olhos.

Existem infinitas possibilidades de composição em uma foto, a escolha vai depender do que o fotógrafo quer expressar. A perspectiva é uma boa maneira de explorar isso, e existem quatro tipos básicos para começar a colocar em prática. O ângulo baixo traz o espectador traz uma sensação de superioridade e grandeza para a cena. Se a intenção é adicionar profundidade à foto, o ângulo alto é a melhor opção. Explorar diferentes perspectivas experimentando fotos laterais, capturadas na esquerda e direita também é uma maneira de diversificar a galeria de fotos. Fotos em ponto de vista (POV) também são interessantes, pois trazem a perspectiva para primeira pessoa.

5. Pós produção no Lightroom: Apesar do iPhone possuir um editor nativo, eu gosto de usar o Adobe Lightroom (baixe aqui), um aplicativo gratuito muito útil para editar as fotos, permitindo alterar a exposição, contraste, nitidez, saturação e outros elementos para finalizar uma fotografia de forma profissional. É possível criar, no aplicativo, uma “predefinição de edição”, que otimiza o processo e permite estabelecer um padrão de edição das fotos, algo importante para pessoas que querem dar um tom pessoal e padronizado em seus feeds nas redes sociais.

Adicionar esse padrão é simples, basta clicar nos três pontinhos na parte superior da tela e editar uma foto como modelo. Em seguida, nomeie o seu padrão para salvá-lo. Sempre que quiser usá-lo, ele estará disponível nas opções de filtro. A partir dele, é possível ajustar os detalhes da foto para deixá-la com o aspecto profissional que preferir.

Leia também

Tecnologia

A LG Business Solutions, divisão B2B da marca, reafirma sua posição de liderança no fornecimento de soluções para o setor hoteleiro ao ser eleita,...

Apple

Descubra o novo MacBook Air com chip M3: design ultraleve, performance excepcional e inovações em IA. Uma escolha perfeita para quem valoriza potência e...

Tecnologia

No auge do calor implacável do verão e a missão de manter nossos lares frescos se torna uma verdadeira jornada. Consciente dessa necessidade, a...

Design

Conheça o Yoga Book 9i, o primeiro notebook de tela dupla do mundo da Lenovo, já disponível para venda no Brasil.

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.