Deux Chevrons: Citroën apresenta novo logotipo e identidade • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Design

Deux Chevrons: Citroën apresenta novo logotipo e identidade

Deux Chevrons: Citroën Apresenta Novo Logotipo E Identidade Visual

A Citroën apresentou nesta terça (26), uma nova identidade e logotipo de marca, buscando um reposicionamento mais “ousado, emocionante e dinâmico para a marca de 103 anos”, ao mesmo tempo em que acelera sua missão de tornar a mobilidade elétrica inclusiva a todos e estender seu DNA para mais “acessibilidade, audácia e bem-estar do cliente”.

O novo visual reinterpreta o logotipo original, adotado pela primeira vez pelo fundador André Citroën, inspirado na sua primeira empresa metalúrgica, que era focada em produzir sistemas de engrenagens em forma de chevrons. A referência familiar e técnica de “Deux Chevrons” (Dois Chevrons) tem permanecido no centro da identidade da Citroën desde então.

Deux Chevrons: Citroën Apresenta Novo Logotipo E Identidade Visual

Desenvolvida pela equipe de design da Citroën, a nova identidade Citroën se beneficiou da expertise do Stellantis Design Studio, a agência de design interna da Stellantis.

Segundo a empresa, “o novo e elegante emblema sinaliza a transição e evolução da marca, e estreará no final de setembro em um veículo conceitual familiar da Citroën. Versões dele irão, então, ser aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca a partir de meados de 2023. O oval vertical proeminente e aprimorado introduzirá uma nova direção na linguagem de design na qual o emblema visualmente proeminente se tornará um elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos da Citroën”. 

Leia também: Citroën Ami Buggy: O carro mais simpático que você já viu até hoje

Complementando o novo logotipo, foi apresentado uma nova identidade de marca corporativa e o surgimento de uma nova assinatura de marca, que promete: “Nothing Moves Us Like Citroën” (“Nada nos move como a Citroën”, em tradução livre).

De acordo com Vincent Cobée, CEO da Citroën: “À medida que embarcamos provavelmente no capítulo mais emocionante de nossa ilustre história de 103 anos, é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual moderno e contemporâneo. Nossa nova identidade é um símbolo elegante de progresso à medida que movemos nossos clientes fisicamente em veículos ousados e com visão de futuro que desafiam as regras tradicionais da indústria, e emocionalmente, garantindo que toda sua experiência de mobilidade – particularmente elétrica – seja mais acessível, confortável e agradável sempre que quiserem e precisarem. Nosso legado de inspirar consumidores com veículos ousados e revolucionários nos dá forças para uma abordagem diferente e mais inclusiva para a mobilidade familiar, e acreditamos firmemente que nossos clientes do passado, presente e futuro concordarão que ‘Nothing Moves Us Like Citroën’”.

Citroën em 2022: “Novo, mas familiar

Como falado acima, a peça central para a nova identidade da marca é a evolução do famoso símbolo “Deux Chevrons” (Dois Chevrons) da Citroën — a décima renovação significativa do logotipo da Citroën, desde a formação da empresa em 1919 — e apresenta chevrons mais largos e proeminentes contrastados e cercados por uma moldura oval vertical suave. 

Mais proeminente, o oval vertical aprimorado iniciará uma nova direção na linguagem de design de produto na qual o emblema se tornará um elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos Citroën (veja abaixo a evolução).

Deux Chevrons: Citroën Apresenta Novo Logotipo E Identidade Visual

Apoiando no novo logotipo oval vertical está um programa de identidade corporativa moderno e abrangente, que atua como uma indicação oportuna de como a Citroën está acelerando seu compromisso de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos, enquanto mantém e estende seu DNA para acessibilidade, audácia e bem-estar do cliente.

“À medida que buscamos esclarecer nosso foco futuro, era lógico fecharmos o ciclo voltando graficamente ao primeiro logotipo de André Citroën, o que representou a promessa genuína de mobilidade acessível e inovadora para todos. Mudar progressivamente para uma marca mais proeminente e visível para nossos projetos futuros é uma evolução significativa, se não sutil, onde a precisão dos chevrons técnicos e funcionais são abraçadas e contrastadas com o calor e a maciez quase humana do oval que os cerca”. — Alexandre Revert, Designer Global da Marca Citroën

Segundo a marca, “um objetivo fundamental foi incorporar elementos inspirados em marcas não automotivas, incluindo cosméticos e vestuário, para transmitir uma expressão mais aconchegante da marca que é agradável para os olhos quando experimentada em diferentes cenários. Por exemplo, a nova identidade foi cuidadosamente elaborada com uma interface de usuário pura e simplificada, proporcionando aos clientes uma melhor sensação de serenidade para toda a sua jornada digital com a Citroën, da sala de estar ao showroom”.

Cuidados especiais foram dados ao design para garantir que a experiência digital atenda às expectativas de novos clientes para ergonomia e estética – incluindo disponibilizar uma opção de “modo escuro” – e atender totalmente às necessidades e requisitos exigentes para vendas online.

Além disso, uma nova linguagem animada está em desenvolvimento e irá integrar a nova identidade em todos os pontos de contato digitais, tanto dentro do veículo quanto no Aplicativo My Citroën, proporcionando aos clientes uma experiência Citroën enriquecida e coerente.

A nova identidade também irá além do ambiente digital, e o uso do novo logotipo irá abraçar todos os elementos da identidade corporativa da empresa, que vão desde merchandising e documentação até identidades de concessionárias e edifícios corporativos. A nova identificação eficiente será mais suave e promoverá economia de energia, além de abrir mão de cromados para aumentar a reciclagem.  

Cores: Azul Monte Carlo e Vermelho Infra-Red

Já o conceito do interior das concessionárias “La Maison Citroën” ganhará uma paleta de cores rejuvenescedora e simplificada, além de novas letras evoluídas das fontes proprietárias atuais da Citroën complementarão o logo e melhorarão ainda mais a nova identidade da marca.

Enquanto o cinza branco e frio fornece uma base de serenidade e facilidade, duas cores de assinatura serão introduzidas como pontuações contrastantes a serem aplicadas em detalhes e áreas específicas.

Inspirado pelo importante legado de cores da Citroën que tem sido usado em carros icônicos ao longo da história da empresa, incluindo o 2CV e o DS, o calmo Azul Monte Carlo fará um bem-vindo retorno ao portfólio de carros em um futuro próximo, bem como a criação de uma paleta de identidade da marca para aplicações corporativas e de varejo. 

Além disso, um energético, mais distinto Vermelho Infra-Red substituirá tom usado atualmente para adicionar equilíbrio e contraste dinâmico em aplicações físicas, impressas e digitais.

“Nothing Moves Us Like Citroën”: Evolução e Revolução

O novo logotipo e identidade corporativa da Citroën combinam-se com a assinatura “Nothing Moves Us Like Citroën” para destacar a próxima revolução na abordagem da marca para futuras soluções de mobilidade acessíveis e seu compromisso com os serviços sem estresse ao cliente.

A primeira evidência física disso será explorada em um inédito veículo familiar conceitual, que levará a nova identidade e será revelado pela Citroën no final de setembro deste ano. 

Laurent Barria, Diretor Mundial de Marketing e Comunicação da Citroën, diz: “Ao abraçar nossas raízes e reinterpretar nossa identidade de uma maneira moderna, estamos enviando uma mensagem clara a todos de que, enquanto nos mantemos fiéis ao DNA da nossa marca, as coisas estão mudando drasticamente na Citroën.”

Barria completa, “continuamos a olhar para as coisas de forma diferente em nossa missão de criar soluções ousadas que tornem a mobilidade elétrica mais acessível, e estamos determinados a provar aos nossos clientes e a nós mesmos que ninguém e nada nos move como Citroën conforme estendemos o bem-estar emocional que experimentamos dentro do carro para fora ao longo de toda a jornada de parceria que levamos conosco. Isso requer um pensamento revolucionário em tudo o que fazemos, desde os veículos inovadores que criamos até os serviços inclusivos e responsáveis que prestamos, e requer que expressemos e defendamos nossa abordagem única. É exatamente o que prometemos fazer hoje”.

Leia também

Design

O que esperar do novo logo e identidade visual: Inspirada na marca dos anos 70-80, a Pepsi apresentou um novo logotipo e sistema de...

Design

André-Gustave Citroën nasceu em 5 de fevereiro de 1878 em Paris, França, e foi um dos visionários mais inovadores da indústria automotiva. Além de...

Apple

Nesta quarta-feira (07), a Apple apresentou a nova linha de produtos para iPhone, Apple Watch Series 8 e AirPod Pro. A atualização dos produtos...

Design

Em janeiro de 2022, o Com limão publicou o texto “As tendências criativas de 2022, segundo a Shutterstock“, resumo das análises feitas a partir...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.