Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

1Bitcoin

Entenda de uma vez como funciona uma blockchain – com uma linha de ônibus!

São inúmeras as tentativas de explicar a blockchain com boas analogias. Comparam a páginas de um livro, com uma vila mas, dessa vez, a explicação fica clara com um site próprio! Isso porque a startup TxStreet desenvolveu uma forma bem simples de apresentar os acontecimentos da blockchain, em que cada novo bloco da rede é um ônibus que sai da estação, e cada novo passageiro desse ônibus é uma transação. Então, para entender de uma vez como funciona a blockchain, basta ler esse texto e depois se divertir com o site!

A blockchain é uma cadeia de blocos que possibilita inúmeras transações simultâneas com o diferencial de não depender de uma só entidade validando as transações, mas sim de milhares de computadores validando as transações. As transações são registradas nos blocos e esses blocos permanecerão eternamente na blockchain, sem que as operações possam ser revertidas, afinal, o movimento é unicamente linear.


Quer comprar criptomoedas e tokens? Conheça a NovaDAX, a única exchange no Brasil com conta digital gratuita e cartão pré-pago.

O que o TxStreet trouxe de inovação foi a simplificação desses novos blocos como ônibus que saem de uma estação, as transações (representadas pelos passageiros) começam a preencher o ônibus e, de acordo com a blockchain que está sendo estudada, cada bloco é emitido dentro de um tempo diferente. Novos ônibus da blockchain bitcoin podem demorar minutos para sair, enquanto a ethereum emite novos ônibus em menos de dez segundos.

Dentro do site da TxStreet, é interessante observar como cada transação na blockchain possui custos distintos; e isso se deve ao fato de existirem momentos de maior movimento na blockchain do que outros, sendo que o número de ônibus é o mesmo, mudando apenas o número de passageiros. Como método de controle, então, a blockchain faz com que o preço por transação seja variável, onde em momentos de maior volume as taxas são maiores e o contrário em momentos de menor volume — afinal, a emissão de blocos e o tempo para tal continuam o mesmo.

Agora, qual a importância de entender o que está por trás da blockchain? Poucas pessoas realmente se atentam sobre como a internet funciona, como foram criados os celulares, qual a tecnologia por trás das redes sociais; no entanto, como a blockchain é uma nova tecnologia — e, especialmente, por envolver dinheiro — , é claro que existirão maiores questionamentos sobre a importância e segurança sobre esse serviço. Então, entender como funciona é um passo para sentir ainda mais confiança na tecnologia que pouco a pouco está transformando a economia e o mercado internacional.

Então, se é possível trazer uma nova analogia para complementar a ideia dos ônibus do site da TxStreet, é importante compreender quem garante que a blockchain continue em contínuo movimento, que são os mineradores! Para sustentar a blockchain é necessário que vários computadores fiquem processando informação, resolvendo problemas matemáticos com dificuldade variada, com o fim de gerar novos blocos na blockchain. Mas o crucial é que não é só um computador que cria novos blocos, mas sim vários computadores confirmando a mesma transação, e aqueles que acabarem validando informações erradas serão excluídos da blockchain, a fim de prevenir erros e informações alteradas. Esses mineradores, então, recebem a criptomoeda da blockchain como recompensa por seu trabalho, e é por isso que a cadeia de blocos continua se movimentando.

Com isso, agora você compreende como funciona a blockchain — e, principalmente, por que algumas pessoas continuam gastando tempo e energia com máquinas potentes para minerar criptomoedas.

Com o tempo, o conhecimento sobre a blockchain será pouco relevante para um mundo que apenas usará os serviços porque é melhor, mais fácil e mais seguro, sem ligar para o que está por trás. Ainda assim, enquanto essa revolução não acontece, entender o porquê da blockchain ser mais segura e funcional é um caminho para estar à frente do mercado, adiantando os estudos da tecnologia que poderá ser adotada por todos antes de todos adotarem. E você, já entrou no ônibus da blockchain?

Leia também

1Bitcoin

Após meses de conversas e rumores, os NFTs finalmente entraram no Instagram, e agora com a novidade de que os criadores poderão gerar seus...

1Bitcoin

A Blockchain é uma tecnologia inovadora que garante a descentralização de transações financeiras e informações com o uso puro de tecnologia e mecanismos para...

1Bitcoin

Em meio ao inverno das criptomoedas, momento de baixa dos valores e marcado pelo fechamento de muitos projetos, a blockchain Aptos e seu token...

1Bitcoin

A celebridade Kim Kardashian foi multada em US$ 1,25 milhão após promover um criptomoeda de maneira incorreta em suas redes sociais. Com esse fato,...

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.