Assistimos ao "Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O reencontro" • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Multimídia

Assistimos ao “Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O reencontro”

Assistimos Ao "Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro"

Há quase 30 anos, a TV brasileira encantava o público infantil com a estreia de um universo de fantasia, seres mágicos e educação em forma de diversão. Muito antes da saga Harry Potter ganhar atenção das crianças, outro bruxinho fazia a alegria dos pequenos. Era praticamente impossível ser criança e não assistir aos episódios de Castelo Rá-Tim-Bum!

Agora, os personagens que marcaram a infância de muita gente estão de volta para um encontro inesquecível, que promete despertar o espírito brincante adormecido em cada um de nós (e nos colocar em lágrimas com homenagens especiais).

O Com limão assistiu em primeira mão ao “Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O reencontro”, que vai ao ar neste sábado (25), às 22h, na TV Cultura; e estará disponível na internet a partir de domingo (26), no canal do YouTube da Oreo (veja abaixo o especial), marca da Mondelēz International que apoiou o encontro. Preparem os lenços, porque o especial, com pouco mais de 1 hora, é uma viagem para a infância de quem acompanhou as aventuras de Nino, Biba, Zequinha, tia Morgana, tio Victor e tantos outros personagens que marcaram a infância dos millennials.

Apresentado por Cao Hamburger, criador e diretor da série, e por Fernando Gomes (Gato/Relógio), o especial reuniu Rosi Campos (Morgana), Cinthya Rachel (Biba), Cassio Scapin (Nino), Fredy Állan (Zequinha), Alvaro Peterson (Celeste/Godofredo) e Enrico Verta (Mau). Outros nomes como Angela Dippe (Penélope), Eduardo Silva (Bongo), Patricia Gaspar (Caipora), Pascoal da Conceição (Dr. Abobrinha) também marcaram presença. As “Passarinhas” Dilma Souza e Ciça Meirelles, bem como as “Fadinhas” Fafi Prado e Teresa Athayde finalizam o quadro de atores no encontro. O único ausente foi Luciano Amaral (Pedro).

Além de homenagear a série que fez história na TV brasileira, o encontro também é uma oportunidade de homenagear o ator Sérgio Mamberti, que faleceu em 2021. Mamberti deu vida à figura Tio Victor, um dos personagens mais queridos do programa, e deixou um legado de talento e dedicação às artes cênicas no Brasil. Para homenageá-lo, Carlos Mamberti, filho do meio do artista, fez uma participação no reencontro caracterizado de Tio Victor — da mesma forma que o pai (veja abaixo), quando interpretava o personagem na série. Foi um momento emocionante e comovente para todos os fãs da série e para o elenco presente, que não sabiam da surpresa e não contiveram as lágrimas.

Tio Victor - Assistimos Ao "Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro"

Além da nostalgia do especial, as histórias de bastidores mostram como uma equipe talentosa (na frente e por trás das câmeras) produziu uma das melhores produções infantojuvenis de todos os tempos. Particularmente me fez pensar que não temos nada parecido há alguns anos. E posso dizer com propriedade, afinal, durante alguns anos, fui produtor do Discovery Kids.

Olhando o passado, a sensação é que Castelo Rá-Tim-Bum ensinava sem ser chato. Ao mesmo tempo em que resgatava histórias do folclore brasileiro, a série colocava as crianças dentro de um mundo mágico e com representatividade. Em dado momento, muito bem lembrado pelo ator Eduardo Silva (Bongo), foi lembrado que “mesmo com um elenco super pequeno, haviam 3 atores negros [em um momento em que a televisão não dava atenção para a questão racial]“.

Além disso, as mulheres eram protagonistas fortes. Tia Morgana era uma bruxa poderosíssima que misturava o amor materno por todos que passavam pelo castelo, ao mesmo tempo em que mantinha uma áurea digna dos maiores magos e bruxos da fantasia. De todos os personagens do folclore brasileiro, Caipora, a protetora dos animais e guardiã das florestas, era quem sempre aparecia pelo castelo.

Elenco - Assistimos Ao "Especial Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro"

O apoio da Oreo na produção de “Castelo Rá-Tim-Bum: O reencontro”

Em 2022, a Oreo estreou uma campanha histórica envolvendo o ator Cassio Scapin e as atrizes Cinthya Raquel e Rosi Campos, sendo um dos raros licenciamentos de Castelo Rá-Tim-Bum com uma marca desde o lançamento do programa, em 1994. Atualmente, a ação já gerou mais de 1 bilhão de impressões nos conteúdos da empresa. Para dar continuidade a este feito, a Oreo atendeu aos pedidos dos fãs e tomou a iniciativa de produzir um reencontro inédito entre diversos atores da série original, que se juntaram para relembrar acontecimentos memoráveis que rodearam a série nos anos 90.

Para Felipe Pedrolli, Diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil, “ficamos muito felizes de ajudar a realizar esse reencontro memorável. Sabemos a importância que Castelo Rá-Tim-Bum tem para centenas de milhares de pessoas e famílias. É uma honra poder fazer parte desse sentimento mágico e nostálgico que só esses personagens conseguem despertar. Com o slogan ‘continue brincante’, Oreo acredita que o elenco e a lembrança da produção original podem gerar novas memórias, despertar o espírito brincante adormecido em cada um de nós e trazer o benefício de conectar gerações”.

O encontro de Castelo Rá-Tim-Bum com Oreo é mais do que um evento de marketing ou de entretenimento. É um encontro de gerações, um momento de resgate de importantes valores; como a amizade, a diversão, o conhecimento e a criatividade. É também um momento de reflexão sobre o poder da cultura e da arte na formação de identidades e na construção de uma sociedade mais humana e solidária. Castelo Rá-Tim-Bum é um exemplo vivo desse poder, um marco na história da TV brasileira e um símbolo de qualidade, inovação e afeto.

Que venham mais reencontros como esse, que possam nos transportar de volta à infância e nos inspirar a continuar brincando, a continuar aprendendo, a continuar vivendo com alegria e curiosidade. Que venham mais marcas como Oreo, que possam nos conectar com as nossas emoções e memórias mais queridas, e que possam contribuir para a construção de um mundo melhor e mais brincante. Obrigado, Castelo Rá-Tim-Bum! Obrigado, Oreo, por nos fazerem mais felizes e mais humanos. É isso… tchau!

Tchau não, até amanhã!

Crédito das imagens: Nadja Kouchi

Leia também

Comunicação

Para muitos “O Pequeno Príncipe” é um marco na infância, já outros nunca ouviram falar. Independente do perfil em que você se encaixa, só...

Design

Criado como projeto de conclusão, curta em 3D mostra amizade de nativo e sua caça

Design

Resgatado do passado, livro japonês de 1989 é traduzido e mostra o processo de produção de um game

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.