Advergames & ARGs - Alguns pontos sobre publicidade, mídia digital e tecnologia no Chile • Com Limão
Redes Sociais

Olá, o que você está procurando?

Sem categoria

Advergames & ARGs – Alguns pontos sobre publicidade, mídia digital e tecnologia no Chile

publicidade_games

Por Vince Vader

Na penúltima semana estive visitando a cidade de Santiago, no Chile, entre os dias 19 e 22 de novembro para fazer uma palestra e várias boas conversas com os amigos da Universidad del Pacifico. Durante a passagem palestrei sobre advergames e narrativas transmidiáticas para as classes de multimídia da faculdade e também conversei muito sobre impressões do mercado chileno de propaganda, tecnologia e mídia digital. Com esta experiência, gostaria de dividir alguns pontos com os leitores.

O Chile hoje é um mercado excelente para ações de comunicação. Com a economia estável e um parque tecnológico bem desenvolvido, é um território perfeito para criação de boas ações envolvendo mídias digitais. Alguns fatos locais interessantes em relação a:

Publicidade:
– Os modelos mais comuns de relacionamento agência/cliente são fee e por projeto. A remuneração por BV e por contrato anual está muito rara.
– A cidade de Santiago possui muita publicidade outdoor com grandes painéis eletrônicos.
– Realiza-se muitas ações no campo de mobile marketing.

Tecnologia:
– O parque tecnológico do Chile é bem desenvolvido, sendo um dos grande pontos fortes do páis sobressaindo por toda a América Latina.
– As provedoras de celular e internet possuem uma qualidade superior em relação à qualidade média de um país como o Brasil.

Mídia Digital:
– Projetos digitais integrados são a grande onda no Chile, como o site type140 que é um mix de transmissão de vídeo, twitter e fórum; usado para debates políticos e jogos de futebol.
– A população jovem é adepta do consumo de redes sociais, onde se destacam o Facebook e o Twitter.
– Algumas agências, como a Simplycit, estão apostando na montagem de equipes de criação e planejamento. Terceirizando boa parte das produções que envolvam tecnologia, mobile e outros elementos específicos.

Para fechar, segue abaixo a apresentação que fiz durante minha estadia na Universidad del Pacifico e resume um pouco sobre este cenário mundial.


Vince Vader é publicitário e game designer. Além de atuar em mídias digitais desde 97, é professor de Criação Digital/Computação Gráfica e coordenador do ESPM Digital

Leia também

Copyright © 2020 Com limão. Todos os Direitos Reservados.