EcoDesign
Embalagem Crystal Eco: Começa com você torcendo
Com embalagem que reduz 37% o seu volume, Crystal Eco é esquecida em semana de SWU
Com embalagem que reduz 37% o seu volume, Crystal Eco é esquecida em semana de SWU
Na semana do dia 12 de novembro, aconteceu – no interior de São Paulo – mais uma edição do SWU. Para quem não sabe, o nome do evento são as siglas de “Starts with you”, em tradução livre “Começa com você”.
Mas afinal, o que começa com você? Será que o público que pulou, cantou e se divertiu nos três dias de evento sabe ou aprendeu um pouco sobre sustentabilidade?
Como foi mostrado no programa “Polícia 24hrs”, da Band, muitos participantes não sabiam responder a pergunta e algumas vezes surgiam às famosas “susten… o que!?”
Não quero colocar em cheque a eficácia deste tipo de evento, mas acho que algumas coisas são postas em segundo plano, quando deveriam ganhar destaque.
O grande exemplo é o destaque deste texto. Ao mesmo tempo em que muitos pulavam ao som de bandas gringas, a Coca Cola Brasil lançava a garrafa Eco, da água Crystal.
Seu grande diferencial é que a embalagem permite ser retorcida. A vantagem disso? Quando amassada, a garrafa plástica diminui seu volume em 37%. Além disso, a garrafa também é produzida com 30% do PET derivado da cana de açúcar.
Ainda está se perguntando qual a vantagem em diminuir 37% do seu volume? Pense comigo, estas garrafas são recicláveis, logo quanto mais garrafa em menos espaço, melhor e mais barato é o transporte. Seja na mão dos catadores, seja em processos de coleta seletiva.
Novidade no Brasil, as garrafas Ecos já são usadas em outros países, como no Japão, onde as I-Lohas são engarrafadas com a tecnologia desde 2009.
Aproveitando que nosso tema é água engarrafada, indico que assista o documentário “Ouro Azul: A Guerra Mundial pela Água” (título original: “Blue Gold: The war over your water is about to begin”), da produtora Purple Turtle Films e dirigido por Sam Bozzo.
Apesar de um pouco antigo e – em alguns momentos – tendencioso na luta contra determinadas marcas, o documentário vale a atenção para pensarmos um pouco neste ativo que temos de tanto valor no mundo: a água.
[youtube EcHJd0KYYZI]