Sem categoria

Rock'n Roll digital - Como as redes sociais tem contribuido para o resgate…

Por Pablo Vallejos Em tempos de hiper diversidade artística e cultural, não há como ficar imune ao boom que as redes sociais causaram neste âmbito. Celebridades,…

Compartilhe esse conteúdo:


Por Pablo Vallejos

Em tempos de hiper diversidade artística e cultural, não há como ficar imune ao boom que as redes sociais causaram neste âmbito. Celebridades, personalidades, músicos, entre outros, usufruem destas ferramentas para o maior e mais popular termo dos últimos anos: compartilhar. E foi fazendo uso de redes sociais como Orkut, Twitter e Last Fm que riffs e batidas de todos os tipos encontraram um ponto em comum, se juntando em prol da boa música – seja ela como queira.

Desde o início do Orkut – meados de 2004 – surgiram burburinhos sobre encontros marcados via tal rede. Não deu outra! Orkontros conquistaram diversas tribos, estilos e etnias, mostrando que faltava um elemento que unisse pontas perdidas na internet. Um exemplo disso são encontros atualmente marcados por Twitter, onde grupos de fãs de rock antigo se reúnem para desfrutar de músicas que poderiam ter sido escutadas pelos pais.

Festas como RioBilly, Fiend Club e Exorcize vão de clássicos do rock, glam, punk e grunge aos sucessos synth, disco, dance, e pop dos anos 60 a 90. Fazendo algumas pessoas virarem fã de uma cultura que nunca viveram.

Com 22 anos, o DJ Arlei Hey Hey – que também é produtor/organizador da Exorcize – não esconde motivos para acreditar na distância que os cenários musicais de alguns anos para cá são bem distintos. “Não só o rock, mas a música pop desse período é muito rica. Época em que pra vender discos o foco principal era na música, se ela fosse boa você já tinha dado um grande passo. Hoje em dia isso não acontece, basta uma boa campanha de marketing e vemos a cada dia mais artistas totalmente dispensáveis e descartáveis”, conta em entrevista a equipe do Com Limão.

“Quando eu ainda era um garoto, meu pai sempre ouvia Queen, Pink Floyd e Tears for Fears; isso influenciou bastante no meu gosto musical”, diz o DJ.

Há quem lute pela causa do resgate de antiguidades, seja ele um livro, um filme ou uma boa música. Arlei Hey Hey concretiza um discurso, selando um esforço contínuo, junto a outros fãs, para a longa vida do rock antigo: “O Rock and Roll está começando a ganhar seu espaço em festas, pelo menos eu estou fazendo a minha parte e lutando para que isso aconteça cada vez mais, mas é um fato que o público de hoje se empolga bem mais com as músicas da moda”.

O Dj ainda justifica que sem uma ótima matriz, não tem como proceder ótimos frutos. “O que seria do Strokes sem os Stooges? E do Libertines sem Richard Hell? Se eu tocar Libertines todos dançam, mas e se tocar Richard Hell?”.

Dispondo de ferramentas potentes como Twitter, Last Fm e o site Lista Amiga, Hey Hey demonstra orgulho do próprio trabalho de divulgação lado a lado com as Dj’s Polly e Ivy – das festas Hit Me e Cansei de Ser Hype, respectivamente. “A Exorcize, por exemplo, contou com uma equipe que já faz evento há um tempo e sabe fazer isso muito bem. Eu e as meninas dividimos bem essas redes sociais e o resultado não podia ter sido melhor”.

O Dj Arlei não cessa com elogios à maneira que as redes sociais capacitaram os eventos promovidos até então. “Aproveitamos também o Twitter para fazer promoções de VIPs com nossos seguidores e interagindo diretamente na setlist, que pedem o que queriam ouvir, ou seja, redes sociais engrandecem qualquer evento bem divulgado”, conta.

Promoção Rock’n Roll digital no Twitter (Regulamento):

Quer ganhar uma camiseta comemorando o bom e velho rock? Para participar o(a) interessado(a) deve enviar via Twitter a mensagem: “Rock’n Roll digital: Quer ganhar uma camiseta? http://migre.me/xY6Y”

CLÁUSULA 1 – As respostas poderão ser enviadas até às 21:00:00 do dia 19 de abril de 2010.

CLÁUSULA 2 – As mensagens enviadas após a data acima estabelecida estarão automaticamente desclassificadas.

CLÁUSULA 3 – Cada concorrente poderá participar com quantas mensagens quiser.

As despesas de envio assim como a entrega do prêmio para o endereço do(a) ganhador(a) serão suportadas pelo site COM LIMÃO.

CLÁUSULA 4 – Em nenhuma hipótese os ganhadores poderão receber o valor do prêmio em dinheiro ou trocar o prêmio.

CLÁUSULA 5 – O resultado do concurso será divulgado no Twitter @comlimao, até dia 20 de abril de 2010.

CLÁUSULA 6 – O(a) vencedor (a) do sorteio autorizam o uso do seu nome nos materiais de divulgação da promoção e do resultado, sem ônus de espécie alguma para os seus organizadores.

CLÁUSULA 7 – Ao enviar a mensagem no Twitter, os participantes estarão concordando tacitamente com todas as normas contidas no presente regulamento.

CLÁUSULA 8 – O prazo para reclamação do prêmio 180 dias, contados a partir da divulgação oficial dos resultados.

Pablo Vallejos é assessor de imprensa e editor de vídeos. Além de cinéfilo e amante da publicidade, é colaborador do Com limão no Rio de Janeiro



Nossa Newsletter

Assinar Agora
Leia também: