Por Victor Vasques
Você pode chamar de desenho vs. fotografia ou imaginação vs. realidade, mas Ben Heine chama o seu projeto de lápis vs. câmera (pencil vs. camera).
Desenvolvido pelo ilustrador belga, a série de trabalhos que sobrepõe ilustrações a imagens do cotidiano, tornado algumas vezes um pouco surreais – como é o caso da peça 10, sobre o ataque de um dinossauro armado – já contabiliza quase 20 imagens e seu criador promete adicionar uma obra todos os dias (fica dúvida até quando será isso).
De acordo com Heine, a fotografia e ilustração sempre andaram juntas em sua vida desde que ele tinha 10 anos e a idéia do projeto é representar 1/4 da imagem com um desenho de traços simples, porém realista, dando uma continuidade diferente a cena original.
Com uma criatividade além do normal (afinal é de se esperar algo diferente de um ilustrador formado em jornalismo e que fala 6 idiomas), os resultados são tão surpreendes e divertidos que fica difícil deixar de procurar easter eggs nas imagens.
Victor Vasques é ceo e editor chefe do Com limão. Como designer já passou pelos principais portais brasileiros, atuando sempre nas áreas de design digital e branding.